Press "Enter" to skip to content

10 gestações mais loucas do reino animal

Por: Estefhanny Garcia

 

Enjoos, dor nas costas, pés inchados, desconforto para dormir, tudo isso pode ser causado pela gravidez. Os seres humanos não são os únicos que passam por esse tipo de situação durante o período gestacional. Além disso a gestação no reino animal pode ser bem fascinante, pois algumas duram apenas semanas, outras dois meses. Nessa lista você vai ver as 10 gestações mais loucas do reino animal.

 

10 – Elefantes

Se ficar gravida por nove meses pode ser um pouco estressante e cansativo, imaginar carregar um bebê em sua barriga por 22 meses? os Elefantes conseguem. Os Elefantes possuem o maior período gestacional de um animal terrestre, além de também terem os maiores bebês, um bebê elefante recém nascido pode pesar cerca de 105kg. O elefante da savana nasce com o peso de 6kg e sua expectativa de vida fica entre 60 a 70 anos, já o elefante Asiático nasce pesando 4kg e pode viver em torno de 48 anos.

 

9 – Tubarão-Cobra

A raríssima espécie de tubarão-cobra habita as profundezas oceânicas de quase todo o mundo, esses animais primitivos surgiram há quase 80 milhões de anos, e seus embriões possuem um crescimento lento, cerca de 1,4 cm por mês. Assim a gestão de um tubarão-cobra pode durar cerca de três anos e meio.

 

8 – Gambás 

As gestações dos gambás são consideradas as mais rápidas de todo reino animal. A gravidez da espécie dura apenas 14 dias, porém os gambás dão a luz a filhotes indefesos, que nascem ainda na forma de embrião, com aproximadamente 1 centímetro de comprimento  e pesa apenas 2 gramas, em cada ninhada nascem de 10 a 20 gambás.

 

7 – Cavalo Marinho 

Os cavalos marinhos machos são os pais mais famosos do mundo em relação a gestação, pois os machos da espécie que assumem o papel de encubar os ovos. As fêmeas depositam os ovos não fertilizados em uma bolsa na barriga do macho, e o macho fertiliza e protege os ovos por varias semanas, e depois dá á luz entorno de 100 a 500 filhotes.

 

6 – Mastim Napolitano 

A cadela da raça Mastim Napolitano foi considerada a cadela a ter a maior ninhada do mundo, a gestação que durou apenas dois meses resultou no nascimento de 24 filhotes de uma vez só, a cadela chamada Tia deu a luz a 24 filhotes mas apenas 20 dos 24 filhotes sobreviveram.

 

5 – Porquinhos da Índia 

Os porquinhos da índia são capazes de engravidar cedo, com apenas quatro semanas de idade uma fêmea já pode engravidar. Além disso eles tem um período gestacional de 59 a 72 dias. A maioria das fêmeas entram no cio novamente em menos de 2 horas e 15 horas após o nascimento de uma ninhada.

 

4 – Polvos

Os polvos tecnicamente não engravidam, eles põem ovos, entretanto sua reprodução é um pouco estranha. Os polvos masculinos inserem pacotes de esperma na fêmeas com braços que são especializados chamados hectocótilos. A fêmea pode armazenar espermatozoides até que ela esteja pronta para fertilizar, a média é de 200.000 óvulos que ela deposita e pendura em torno da sua toca.

 

3 – Golfinhos

Segundo estudos da Universidade do Mississipi as mamães golfinhos cantam para seus filhotes durante o período gestacional, e continuam cantando até duas semanas depois de seu nascimento. Para os cientistas o objetivo desse habito é ensinar ao seu filho seu “Nome”, e incentiva-los a criar seu próprio “assovio”, a gravidez de golfinhos dura cerca de um ano.

 

2 – Tatu

Os tatus com um ano de vida já podem se reproduzir, além disso eles podem manter um embrião em estado inativo até que as condições sejam boas para uma gravidez. A gestação de um tatu leva de três a quatro meses, e a fêmea pode gerar de dois a quatro filhotes. O tatu pode realizar dois partos por ano.

 

1 – Chimpanzé 

Os Chimpanzés são os parentes mais próximos dos seres humanos, por isso não é surpresa nenhuma que eles deem à luz como nos seres humanos. A maioria dos primatas, os bebês nascem de frente para a mãe para que ela poça retirar o bebê rapidamente, a gestação de um chimpanzé dura por volta de 240 dias.