Press "Enter" to skip to content

10 gírias que são a cara de Goiânia

Última atualização 01/05/2021 | 21:39

Por: Estefhanny Garcia

Quando você pensa em Goiânia qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Um PitDog com um sanduba saboroso, e uma maionese verde? Um friozin de 20 graus? Ou uma inda a feira Hippie? Nessa lista vamos mostrar um pouco das famosas gírias goianas.

 

10 – Custoso

Uma situação ou uma pessoa complicada, como por exemplo: “Que menino custoso” ou “Isso vai ser custoso de mais, moço”

 

9 – Trem

A frase acima no goianês pode ser aplicada a tudo, como por exemplo “Trem bonito”, “Trem custoso”, “Trem bão de mais”, “Aquele trem” entre outras. E só para deixar claro, Goiás é quase Minas e Minas é quase Goiás não precisa reivindicar um trem desse não.

 

8 – Que Nem 

As duas palavras significam uma só, “Igual”, como por exemplo: “Esse carro é que nem aquele”, ” Você ta que nem meu pai” ou “Separados na maternidade que nem Ruth e Raquel”

 

7 – Gente Boa

Se a primeira impressão é a que fica, as chances de você se encartar por um goianiense são grandes. A marca registrada do estado é a hospitalidade e a simpatia. Não fique assustado se você estiver sozinho em um bar da cidade e as pessoas da mesa ao lado puxarem conversa, provavelmente você vai fazer novos amigos.

 

6 – Roça

Se no litoral as pessoas vão para praia, em Goiânia as pessoas vão pra roça. No caso a “roça” pode ser uma chácara, um sítio, uma fazenda simples, um rancho. O que importa mesmo é poder relaxar e claro comer uma comidinha feita no fogão a lenha.

 

5 – Buzú

Ônibus. como por exemplo: “Bora pegar o buzú que para naquele ponto ali”, “Vamo de buzú que fica mais barato”, ou “Acho que vou esperar o próximo buzú”. E pra deixar bem claro, “ponto” é a parada do ônibus.

 

4 – Friozin

Temperatura entre 18 e 28 graus (acima disso, é a temperatura normal por aqui). Se você é do sul ou do sudeste pode até rir disso, mas frio em goiás é uma raridade, e quando o termômetro cai é a chance de se tirar as roupas de frio do fundo do armário.

 

3 – Bão de mais da conta

A frase virou uma coisa só e se for bão de mais da conta, significa que esta excelente. Se alguém te falar isso, se joga porque a coisa é realmente boa. A frase se aplica a varias coisas, como por exemplo: “Esse restaurante é bão de mais da conta”, “Pensa num trem bão de mais da conta” ou “Esse chope ta bão de mais da conta”

 

2 – Uai só

Acredite se quiser, você vai ouvir muito isso em Goiânia e pensar que está em minas, mas isso já foi explicado antes. A expressão mineira-goiana, é usada para começar ou terminar frases, como por exemplo: “Uai só, cadê o trem que eu deixei aqui?” ou “Uai só, sabia disso não”.

 

1 – Dô conta não 

Mais um agrupamento de palavras presente no dialeto goianiense, que significa ” Não consigo”, “não sei fazer” ou “sem paciência”, como por exemplo: “Dô conta de chegar esse horario não”, “Sabe aquele cara? Dô conta não”.