Press "Enter" to skip to content

10 grandes nomes da comedia nacional

Última atualização 06/05/2021 | 14:44

Por Lígia Saba

 A perda precoce do humorista brasileiro Paulo Gustavo nos faz refletir sobre a importância do humor, da comédia e da risada na vida de todos os seres humanos. O Brasil é uma fábrica de humor seja ele besteirol, satírico, ácido, caricato, o importante é que a comédia representa uma parte forte da nossa cultura. Pensando nisso, preparamos uma lista com os 10 nomes mais marcantes da comédia nacional que arrancaram sorrisos em inúmeros Brasileiros e marcaram diferentes gerações com personagens, apresentações, bordões e trejeitos característicos.

10. Jô Soares 

Apesar de ter se dedicado à profissão de entrevistador nas últimas décadas, Jô Soares fez escola no mundo do humor, onde fez sucesso principalmente com o programa “Viva o Gordo”. O humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro nasceu em 1938 no Rio de Janeiro e Apresentou de 1988 a 1999 o “Jô Soares Onze e Meia” no SBT e de 2000 a 2016 o “Programa do Jô” na Globo

9. Os trapalhões 

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias: é difícil encontrar algum brasileiro que não conheça a clássica formação do grupo de humor que mais marcou época na história do Brasil. Foram inúmeros programas de TV e dezenas de filmes que até hoje ocupam lugares de destaque em questão de sucesso de bilheteria.

8. Ronald Golias 

Comediante desde os primórdios da televisão brasileira, Ronald Golias nasceu em 1929 em São Paulo e já fez rir com seus papéis na “Família Trapo” e “Praça é Nossa”, além de diversos filmes.

7. Grande Otelo

Atuou em dezenas de filmes, entre as décadas de 1930 e 1980, além de ator e comediante, também era cantor, produtor e compositor. Foi muito consagrado nos cassinos do Rio de Janeiro e no teatro de revista.  Um dos seus grandes sucessos foi o filme “Macunaíma”, também participou do filme “It’s All True”, do grande diretor de Hollywood Orson Welles, que considerava Otelo como o maior ator brasileiro.

6. Nair Bello

Foi uma atriz e humorista brasileira que nasceu em 1931 em São Paulo. Apesar de ser consagrada como atriz e comediante, ela começou a carreira como locutora e dubladora nas rádios Excelsior e Record, e então, passou a fazer filmes na década de 1950 e depois veio a televisão e o teatro. Ficou muito conhecida como a dona Santinha, no quadro “Epitáfio e Santinha” no Zorra Total, seu último papel. Também participou de dezenas de novelas, na maioria com personagens cômicos, tendo feito Perigosas Peruas, Vira-Lata, Uga-Uga, Kubanacan, O Quinto dos Infernos e Pé na Jaca.

5. Dercy Gonçalves 

Além de humorista e desbocada, era também atriz e cantora. Começou no teatro de revista e ficou famosa por atuar em filmes das décadas de 1950 e 1960. Sempre muito irreverente, não tinha papas na língua e, frequentemente, soltava alguns palavrões em entrevistas. Além de ser bem reconhecida no teatro de improviso e ter feito diversos filmes, também apresentou vários programas na televisão, desde os anos 60 até 2000. Ela viveu até os 101 anos e foi certificada, pelo Guinness Book, como a atriz com o maior tempo de carreira, com 86 anos na ativa.

4. Mazzaropi 

Considerado um dos maiores humoristas da história do Brasil, além de grande ator, diretor e produtor de mais de 30 filmes. Na maioria das vezes, fazia o papel do jeca, representando o caipira do interior do país. Começou a carreira aos 20 anos, em 1935, no teatro, depois foi para o rádio, TV e, finalmente, para o cinema, em 1952. Ele frequentemente colocava questões morais e sociais em seus filmes, sempre com muito humor. Entre os maiores sucessos, estão: Sai da Frente; Jeca Tatu; O Corintiano; O Lamparina; As Aventuras de Pedro Malasartes; O Jeca e seu Filho Preto, entre muitos outros.

3. Chico Anysio 

O cearense nasceu 1931 e foi um dos mais completos comediantes do Brasil. Além de criar inúmeros personagens, também era escritor, compositor, roteirista, diretor, pintor, comentarista e radialista. Fez ainda stand-up comedy muito antes de esse tipo de apresentação virar moda. Em sua carreira teve vários personagens marcantes, como: Pantaleão; Alberto Roberto; Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro; Azambuja; Justo Veríssimo; Coalhada e, talvez o mais famoso, Professor Raimundo, em um programa que deu oportunidade e revelou muitos comediantes e atores renomados no Brasil.

2. Costinha 

Carioca, Lírio Mário da Costa começou a carreira nos anos 1940, nas chanchadas produzidas pela Atlântida. Além de atuar e inventar personagens, seu forte era contar piadas, em sua maioria, obscenas. Lançou diversos discos de piadas, como “O Peru da Festa”, um dos seus maiores sucessos. Era conhecido pelos seus trejeitos hilários e atuou por bastante tempo no programa “A Escolinha do Professor Raimundo”, com o personagem Mazarito.

1. Oscarito 

Ele nasceu na Espanha, mas veio fazer comédia no Brasil, principalmente, nas chanchadas realizadas pela produtora Atlântida. Os filmes estrelados por Oscarito foram grandes produções e sucesso durante muitos anos no país. Considerado um dos mais populares artistas cômicos do país, ficou famoso principalmente pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo.