Press "Enter" to skip to content

10 grutas e cavernas ao redor do mundo

Por Lígia Saba 

Caverna, gruta ou furna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos,  podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. As cavernas são verdadeiros tesouros da natureza e podem proporcionar experiências incríveis aqueles que se aventuram a visita-las. Escondidas entre as montanhas, protegidas pelo mar, cobertas por gelo ou rodeadas pela vegetação, elas oferecem paisagens deslumbrantes e fascinantes e ainda trazem muita história natural para se conhecer. Confira abaixo uma lista com 10 das cavernas e grutas mais extraordinárias do mundo.

10. Caverna de Waitomo

Localizada em Waitomo, na Ilha do Norte da Nova Zelândia o local é constituído por um conjunto de cavernas, precipícios e rios subterrâneos que criaram um “mundo” totalmente submerso. Mas o que mais chama a atenção e deixa aqueles que o visitam encantados são os milhões de vaga-lumes que habitam esses espaços. Devido à escuridão, você poderá ver a luminescência desses seres em todo o seu esplendor, como se estivesse sob um céu coberto de estrelas.

9. Caverna de Sơn Đoòng

É uma caverna localizada na província de Quảng Bình, no Vietnã, 500 km a sul de Hanói, atualmente é considerada a maior caverna do planeta, situada no Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2003. A caverna tem aproximadamente nove quilômetros de extensão, atinge 150 metros de altura e tem mais de 200 metros de largura em alguns pontos. O local ainda é cercado por uma imponente selva, com várias cachoeiras, flora e fauna nativas.

8. Gruta de Fingal

A Gruta de Fingal é uma caverna marinha na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores, Escócia, que faz parte de um reserva nacional. A gruta se formou devido à atividade vulcânica da região, e é composta por colunas hexagonais de basalto, uma curiosa paisagem que lembra um favo de mel preto. Como se a beleza e a peculiaridade desse local não bastassem, o mar chega à entrada da gruta, fazendo com que os seus arcos naturais (que proporcionam uma acústica perfeita) ressoem a melodia das ondas.

7. Caverna dos Cristais

Caverna dos Cristais é uma caverna situada na mina de Naica no estado mexicano de Chihuahua. Esta caverna, com dimensões aproximadas de 10 por 30 metros, contém no seu interior cristais gigantes de selenite, alguns dos maiores cristais naturais já encontrados no mundo.

6. Cavernas de Batu

Se essas cavernas chamam a atenção por alguma coisa, é porque também são templos. Isso mesmo: essas grutas, localizadas a poucos quilômetros de Kuala Lumpur (na Malásia), possuem em seu interior alguns dos mais importantes templos hindus fora da Índia, e são decoradas com enormes esculturas de alguns dos deuses dessa religião.

5. Caverna de Tham Lod

Esse é um complexo de cavernas localizado no norte da Tailândia, banhado pelo rio Nam Lang e que possui um grande número de estalactites e estalagmites. Nas proximidades da caverna, existem outras que guardam em seu interior alguns caixões de madeira. Os especialistas acreditam que eles foram esculpidos pela tribo Lawa há milhares de anos.

4. Antelope Canyon

O Antelope Canyon é um dos cânions estreitos mais visitados e fotografados do Sudoeste americano. Está localizado nas terras da nação Navaja, no Arizona. Devido às correntes de água que o atravessam, formaram-se paredes de até 40 m de altura, que só é possível visitar na companhia de um guia navajo, devido aos perigos envolvidos no trajeto.

3. Caverna do glaciar Vatnajökull

No interior do que parece ser a maior geleira da Europa, na Islândia, você encontra essa bela e surreal caverna formada totalmente de gelo. Só é possível encontrar e acessar essas cavernas congeladas quando as temperaturas estão abaixo de zero grau e a água dos rios que passam sob a geleira congela, no restante do ano elas desaparecem.

2. Grutas de Castellana

As Grutas de Castellana são um complexo de cavidades subterrâneas de origem cársica, de grande interesse do ponto de vista espeleológico e turístico. O complexo localiza-se na comuna de Castellana Grotte, na província de Bari, no centro de Puglia, na Itália, e é considerado  o segundo maior da Europa. Em seu interior (que ainda não foi totalmente explorado) se encontram diversas maravilhas naturais, como a Gruta Branca, repleta de calcário branco, que reflete um lago subterrâneo cristalino.

1. Caverna da Flauta de Bambu

A Caverna da Flauta de Junco, também conhecida como “Palácio das Artes Naturais”, é um marco e atração turística em Guilin, Guangxi, China. Essa caverna tem sido uma grande atração turística há muitos anos, quer pelas inscrições que se encontram em algumas das suas paredes e que dizem respeito à dinastia Tang (618-907), quer pela grande beleza natural realçada pelos jogos de luz.