Press "Enter" to skip to content

10 incríveis curiosidades sobre o sistema solar que você precisa ver agora

O Sistema Solar compreende o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. A estrela central, maior componente do sistema, respondendo por mais de 99,85% da massa total, gera sua energia através da fusão de hidrogênio em hélio, dois de seus principais constituintes.

Por: Bárbara Zani 

10. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Durante o dia, sua temperatura média ultrapassa os 400º Celsius e durante a noite chega a -180º Celsius.

9. Ao contrário das demais luas do Sistema Solar, que receberam nomes de seres mitológicos e deuses, os satélites de Urano foram batizados com nomes de personagens das peças de William Shakespeare. Entre esses nomes estão Miranda, Cordélia, Ofélia, Desdemôna, Titânia e Rosalinda.

8. Netuno foi o primeiro planeta encontrado a partir de uma previsão matemática. Ele foi descoberto em setembro de 1846 pelo astrônomo inglês William Lassell.

7. O lugar mais frio do Sistema Solar é Tritão, umas das luas de Netuno, com temperaturas que pode alcançar gélidos -240º Celsius.

6. Os cientistas descobriram em 2012 um exoplaneta feito quase que totalmente de

diamante. Em Netuno, chega a chover diamantes.

5. Plutão foi rebaixado para a categoria de planeta-anão em 2006. Os outros planetas anões conhecidos são Éris e Ceres.

4. Alguns astrônomos, entretanto, mantém a suspeita da existência de dezenas de planetas-anões nas bordas do Sistema Solar.

3. O maior vulcão do Sistema Solar chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 quilômetros de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.

2. Às vezes, Marte é atingido por tempestades de areia que, além de durarem meses, podem cobrir o planeta  inteiro.

1. Marte pode ter tido mais água do que o nosso oceano Ártico. Era água suficiente para cobrir 20% do planeta vermelho. Os cientistas acreditam esse oceano se condensou e desapareceu quase por completo. Resta apenas 13% dele na forma de gelo