Press "Enter" to skip to content

10 incríveis fatos sobre a Noite

A noite é o período ocorrido durante a rotação da Terra em que não é recebida a luz do Sol, ou seja, aquela determinada região encontra-se na parte escura do planeta, é o período do dia compreendido entre o pôr e o Nascer do sol. Seu período de duração varia  a estação do ano e o local da Terra onde se encontra: é maior no inverno e menor no verão; maior nos pólos, menor nos trópicos.

Por: Barbara Zani

10. A noite são mais longas no inverno do que no verão. Nos países que adotam o horário de verão, ela é extremamente curta.

9. Os morcegos não tem uma visão aguçada, mas ouvem bem. Quando guincham, eles emitem ondas que funcionam como um radar sonoro que ajudam a localizar suas presas em plena escuridão.

8.  As espécies como a coruja das torres são capazes de enxergar com apenas 10% da luz que o olho humano precisa para distinguir alguma coisa.

7. Sapos, rãs e pererecas preferem sair à noite por causa das mudanças na pressão e na umidade do ar.

6. Noite das Garrafadas foi um evento considerado histórico brasileiro ocorreu entre 13 e 14 de maio de 1831 quando partidários e opositores do então Imperador Dom Pedro I se enfrentaram nas ruas do Rio de Janeiro.

5. A noite mais trágica da história da França foi a Noite de São Bartolomeu, ocorrida em 23 de agosto de 1572, quando milhares de protestantes foram assassinados nas ruas de Paris e outras cidades francesas.

4. O Natal, a maior celebração do calendário cristão é comemorado à noite.

3. O medo da escuridão, é comum em crianças, é chamado de acluofobia.

2. A noite nos polos chegam a durar em torno de seis meses durante o inverno.

1. As criaturas que tem maior atividade à noite são chamadas de noctívagas.