Press "Enter" to skip to content

10 Insetos mais perigosos do mundo

Última atualização 27/04/2021 | 14:34

Pequenos insetos provam que tamanho não é documento já que podem possuir uma das mais perigosas picadas, causando intensa dor ou por ser transmissoras de doenças, podendo até matar sua vitima.

Confira agora os insetos mais perigosos do mundo

Por: Barbara Zani

10- Formiga-cabo-verde

É a maior de todas as famílias de formiga do mundo. São encontradas principalmente em florestas tropicais da Nicarágua e Paraguai. Também são conhecidas como “bullet ants”, por sua picada 30 vezes mais dolorosa do que a picada por vespas e abelhas produtoras de mel. É determinado que a vítima sinta a mesma dor do tiro de bala.

9- Rã-dardo-venenoso (Dendrobatidae)

Essa espécie de rã é a mais colorida e a mais venosa entre todos os vertebrados, sendo encontrada na América Central e do Sul. Para você ter uma ideia do poder do bichinho, seu veneno é capaz de matar até 20 humanos adultos e 20 mil ratos, bastando apenas 2 microgramas para pôr fim à sua vida rapidamente

8- Moscas TseTse

Tsetse Fly (Glossina morsitans), side view

A mosca TseTse é o inseto de picada mais mortal, nativo da África. Ele se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Esses insetos de perigo extremo injetam toxina poderosa em cada fio.

7-Abelhas Assassinas

As abelhas assassinas são um dos insetos muito agressivos e dominantes no mundo. O grupo segue a vítima por mais de 1 milha e atacam em grupo, com picadas repetitivas, mirando principalmente na face e olhos dos humanos.

6- Aranha armadeira ou aranha-de-banana

Nossa armadeira está listada no livro dos recordes como a mais perigosa do planeta. Diferente das demais, ela não tece uma teia bonitinha para apanhar comida. Na verdade, ela vai atrás da presa e ganha o alimento no braço. Além de causar dores intensas, o veneno da aranha-de-banana causa priapismo, um tipo de ereção intensa e desconfortável que pode durar horas e causar impotência.

5- Escorpião deathstalker

É encontrado na África do Norte e no Oriente Médio. Ele é considerado o mais perigoso entre as criaturas de sua espécie, pois é muito agressivo e seu veneno pode matar uma pessoa ou até mesmo colocá-la em estágio de coma. Sua neurotoxina é um coquetel que causa dores intensas e insuportáveis, febre, convulsão, paralisia, coma e até mesmo morte

4- Triatominae

Os membros de Triatominae, barbeiros, crescem sugando o sangue de vertebrados. Eles também transmitem o parasita chamado Trypanosoma Cruzi. A picada deste inseto gera mudanças imediatas no corpo, causa vergões, erupções cutâneas e mata 12.000 pessoas a cada ano

3- Oestridae

As larvas destes insetos são parasitas internos de mamíferos. Infelizmente, as larvas perigosas também vivem abaixo da pele humana zonas subdérmicas por mais de 60 dias e geram horríveis efeitos. São encontradas principalmente em toda América Central e do Sul. É possível sentir o movimento das larvas sob a pele e uma vez que o desenvolvimento da larva se completa, a mesma deixa o corpo

2- Peixe-pedra

encontrado na Nova Zelândia, na Austrália e em algumas regiões do Brasil. Confundidos facilmente com pedras ou corais eles sobrevivem até um dia fora d’água. É o peixe mais venenoso conhecido atualmente, e sua ferroada pode ser fatal para os seres humanos. Pode ser encontrado no Oceano Pacífico e Índico e mede entre 30 e 60 centímetros. A sua alimentação consiste em pequenos peixes e crustáceos.

1- Polvo de anéis azuis

Esse pequeno polvo é o menor entre sua espécie, tendo aproximadamente 20 cm. Entretanto, sua toxina é tão forte que pode matar 26 adultos em questão de minutos, e não há nenhum tipo de antídoto! Sua coloração costuma ser amarela, mas ele altera para azul quando está no modo agressivo.  Encontrado principalmente no Japão e na Austrália, o polvo-de-anéis-azuis consegue produzir dois tipos de veneno que são expelidos pela saliva. Um deles é utilizado para pegar as presas, e o outro é a tetrodotoxina que funciona imediatamente causando fraqueza muscular, tontura, parada respiratória e morte.