Press "Enter" to skip to content

10 lendas dos deuses nórdicos

A mitologia nórdica ou germânica foi desenvolvida nos países escandinavos ou nórdicos, como as atuais Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Dinamarca. Construida na lenda  de deuses, heróis, anões, gigantes, serpentes, lobos e feiticeiros, as lendas relatam acontecimentos que procuram explicar a origem da humanidade, a vida após a morte, fenômenos da natureza, dentre outros.

Confira 10 lendas sobre os principais Deuses desta mitologia

Por: Barbara Zani

10. Njord

Njord é o pai de Freyr e Freya, e sua esposa é provavelmente Nerthus. É um deus associado sobretudo à riqueza. Vive na praia, numa caverna úmida e escura. Também é associado ao mar e às viagens marítimas.

9. Freyr


Irmão gêmeo de Freya, Freyr também pertence ao clã Vanir. Era uma divindade pagã muito adorada pelos povos nórdicos, que acreditavam que a prosperidade, a fertilidade e o bem-estar dependiam da boa vontade de Freyr. Por isso, este deus é associado à abundância e à fertilidade.

8. Balder


O segundo filho de Odin e Frigg. É famoso por sua beleza exuberante. Seu rosto tão brilhante que brilha. Ele também foi descrito como muito piedoso, sábio e puro. Por esta razão, todos os deuses de Asgard o adoram. Em uma versão do mito do Careca, ele foi acidentalmente morto por Hoddle na conspiração de Loki, o deus dos truques.

7. Odin

Conhecido como O Pai de Todos, Odin é o deus mais importante da mitologia nórdica. É onisciente e com seu corcel de oito patas pode chegar rápido a qualquer lugar. Deus da guerra e da magia, é o mais sábio e o mais poderoso, além de ser o deus responsável pela criação do mundo. Diz a lenda que Odin sacrificou um de seus olhos para ter acesso ao poço Mimir e beber a água da sabedoria.

6. Idun

 

Idun é a deusa Aesir da imortalidade e do rejuvenescimento. É descrita numa das histórias da mitologia nórdica como aquela que guarda os frutos mágicos da imortalidade. Portanto, ela é a responsável pelo fato dos deuses não envelhecerem.

5. Vali


Filho de Odin e da giganta Hindr, Vali é descrito como um bom arqueiro. É citado na Edda Poética como o responsável por matar Hodr, vingando a morte de Balder, seu irmão. Por isso, é conhecido como Deus da Vingança.

4. Vidar


Sabe-se pouco de Vidar, senão que é filho de Odin e que teve papel importante durante o evento conhecido como Ragnarök: o fim do mundo. No dia do Ragnarök, durante a terrível batalha entre os deuses e os gigantes, Vidar matou o lobo Fenrir, vingando a morte de seu pai, Odin. Por isso, Vidar ficou conhecido como deus guerreiro, quase tão forte quanto Thor.

3. Loki


Loki é o Deus Trapaceiro, conhecido por sua covardia, irreverência e malícia. É o pai de Hel, a deusa do submundo, e também da gigantesca serpente Jormungand, que trava com Thor uma luta mortal no dia do Ragnarök, que resulta na morte de ambos. Outro filho de Loki que causou bastante problemas é Fenrir, o lobo monstruoso que matou Odin.

2. Hel


Hel é a Deusa do Submundo, onde vivem boa parte dos mortos. Hel é filha do deus trapaceiro Loki e da giganta Angrboda. Seus irmãos são o lobo Fenrir e a serpente Jormungand. Sua expressão sugere ferocidade, crueldade e insensibilidade. Hel é uma das personagens mais importantes do mito de Balder, o amado filho de Odin e Frigg. Quando Balder é assassinado por Loki, há uma grande comoção entre os deuses para que a deusa dos mortos devolva Balder

1. Freya


Filha de Njord, Freya é uma das principais deusas do clã Vanir. Filha de Njor e irmã gêmea de Freyr, é uma deusa associada ao amor, à fertilidade, à riqueza e à abundância. Nos mitos nórdicos, Freya também aparece associada à sexualidade e à luxúria.