Press "Enter" to skip to content

10 líderes religiosos mais influentes

Por Lígia Saba 

A capacidade de influenciar e mobilizar uma grande quantidade de pessoas em prol de um objetivo comum é o que diferencia os grandes líderes de um chefe comum. Ao longo da história da humanidade sempre acabamos perpassando pela história das religiões, que conta com grandes líderes. Tais líderes se tornaram conhecidos por representarem uma determinada comunidade religiosa, porém foram muito mais além desse feito. Se destacaram por representarem um conjunto de valores e ações que sensibilizaram e sensibilizam ainda hoje sociedades inteiras. Pensando nisso, preparamos uma lista com o nome de 10 lideres religiosos e espirituais mais influentes da história, vem conferir um pouco mais sobre cada um deles!

10. Joana D’arc

Personagem marcante da história francesa, destacou-se na luta contra a Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos. Quebrou paradigmas ao vestir-se de homem e entrar para o exército francês. Como militar comandou tropas, venceu batalhas importantes e ganhou o reconhecimento do rei Carlos VII, o que provocou inveja de outros líderes militares da França. Apesar de seu fim trágico, acusada injustamente de feitiçaria e queimada em 1431, Joana foi canonizada em 1920.

9. Martin Luther King

Dono da famosa frase: “Eu tenho um sonho”, Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político negro. Um dos maiores nomes da luta pela igualdade social nos EUA, o pastor e ativista, conquistou o reconhecimento no mundo todo. Conseguiu notável influencia sobre os afrodescentes norte americanos e em 1963 realizou uma marcha histórica sobre Washington onde participaram 250.000 manifestantes. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por combater a desigualdade racial sem violência, e quatro anos depois, em 1968, foi assassinado no Tennessee.

8. Mahatma Gandhi 

Pacifista e líder mundial indiano, estudou parte de sua vida na Índia mas terminou sua escolarização na Inglaterra, onde se tornou advogado. Em 1893 mudou-se para a África do Sul e atuou em sua profissão defendendo a minoria hindu que ali vivia. Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, Ghandi iniciou uma campanha pela paz entre hindus e mulçumanos que viviam em conflito. Lutou também pela liberdade política da Índia que era uma colônia britânica. O ponto de maior destaque de sua história de lutas foi que era um pacifista,  utilizou como “armas”: passeatas, jejuns e retiros espirituais. Além disso, foi uma das principais personalidades na luta de independência da Índia.

7. Madre Teresa 

Madre Teresa foi beatificada pela Igreja Católica em 2003, e recebeu o prêmio Nobel da paz em 1979. Chama a atenção em sua trajetória o envolvimento com uma rotina diária de serviço que durou 30 anos. Calcutá, a cidade que se tornou parte de seu sobrenome, era uma das regiões símbolo da pobreza no nordeste da Índia. Sua obra assistencial chegou aos cinco continentes. No Brasil, foi responsável pela implementação de 10 casas de assistência mantidas pelas Missionárias de Caridade. Levou a mensagem da solidariedade cristão aos mais pobres.

6. Papa Francisco 

É o 266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. É o primeiro papa nascido na América, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1 200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história.

5. João Calvino

Foi um teólogo, líder religioso e escritor cristão francês. Considerado como um dos principais líderes da Reforma Protestante, em particular na França, as ideias de Calvino tiveram uma grande influência não apenas sobre a teologia cristã, mas também sobre a vida social, política e até mesmo sobre o sistema econômico de diversos países, sendo amplamente consideradas como tendo possuído um forte impacto na formação do mundo moderno. O sistema teológico bíblico que ele criou é geralmente conhecido como calvinismo, esta variante do protestantismo foi bem-sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

4. Maomé 

Foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um califado que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica. Na primeira parte de sua vida Maomé foi um comerciante que vivia na região de Meca. Viveu em uma região com forte presença das duas religiões monoteístas de sua época: o judaísmo e o cristianismo. A região do Islã, onde viveu, ainda é marcada por muitos conflitos e disputas mas conseguiu de certo modo promover uma unificação do território. A religião do islã criada por ele, é uma das principais no Ocidente atualmente.

3. Dalai-lama 

Dalai-lama é o chefe de estado e líder espiritual do Tibete. É o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano. Acredita-se que os dalai-lamas sejam a reencarnação de uma longa linhagem de tulkus que optaram pela reencarnação, a fim de esclarecer a humanidade. Os dalai-lamas foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959. Atualmente o “cargo” é ocupado por, Sua Santidade Tenzin Gyatso, líder oficial do governo tibetano no exílio ou Administração Central do país.

2. Buda

Foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao “despertar” ou “iluminação”. Se tornou mestre, professor espiritual, e fundador o budismo. A época de seu nascimento e a de sua morte são incertas: na sua maioria, os primeiros historiadores do século XX datavam seu tempo de vida por volta de 563 a.C. a 483 a.C.

1. Jesus Cristo

Se você vive no Ocidente a história da sua vida foi influenciada por Jesus Cristo no mínimo porque o calendário é dividido em Antes e Depois de Cristo, fazendo dele o maior marco referencial da linha de tempo. Trata-se da figura central do cristianismo, e aquele cujos ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.