Press "Enter" to skip to content

10 looks icônicos usados no tapete vermelho

A atriz brasileira Bárbara Paz chamou a atenção e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais ao usar a moda como instrumento de protesto no Festival de Cinema de Veneza, nesta quarta-feira, dia 01 de setembro. No lugar de vestido longo e com brilho, que é mais comum em eventos assim, a atriz e diretora brasileira passou pelo tapete vermelho com blazer, calça, camisa, gravata borboleta, chapéu e bota de salto alto. Para completar, usou máscara no rosto acoplada a um vaso de planta carregado nas costas, como forma de protesto contra o crescente desmatamento da Amazônia. Mas essa não foi a primeira vez que as estrelas ousaram nos looks e se destacaram nos tapetas vermelhos. Confira abaixo uma lista com 10 escolhas de vestimentas icônicas que marcaram história em diferentes cerimônias de premiação.

10. Grace Kelly e Audrey Hepburn

Audrey Hepburn and Grace Kelly backstage at the 28th Annual Academy Awards  on March 21, 1956 | Grace kelly, Audrey hepburn, Hollywood glamour

Grace Kelly e Audrey Hepburn com frequência aparecem nas listas dos mais belos vestidos já usados no Oscar. Em 1956 elas foram convidadas a apresentar alguns dos prêmios da 28ª cerimônia. O fotógrafo Allan Grant teve a sorte de estar nos bastidores e registrar o encontro entre as duas.

9. Jennifer Lopez

Como o decote de Jennifer Lopez inventou o Google Imagens | Super

Esse look não só fez história no tapete vermelho, como também marcou a moda. De Versace, Jennifer Lopez foi ao Grammy 2000 com um decote que chegava a ultrapassar o umbigo e, com a fluidez do chiffon, a cantora parecia flutuar. A peça rendeu um interesse tão grande no público que, a partir daí, o Google decidiu criar uma ferramenta apenas para fotos, o Google Imagens.

8. Angelina Jolie

Usando um vestido exclusivo da Versace, que trazia à tona toda a sofisticação e glamour hollywoodiano, a atriz se esforçou para explorar a sensualidade da peça, exibindo a sua perna direita através de uma fenda generosa. A imagem produzida durante a premiação do Oscar em 2012, é uma das mais reproduzidas pela mídia e internet em toda a história dos red carpets.

7. Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg Admits to Toking Up Before Oscar Win | Whoopi goldberg,  Actresses, Oscar wins

Durante o Oscar de 1991, Whoopi Goldberg usou um vestido de lantejoulas pretas do designer Nolan Miller (1933 – 2012). Nessa mesma noite a atriz venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Ghost”, se consagrando como a primeira atriz negra a vencer o Oscar depois de 50 anos da vitória de Hattie McDaniel na categoria de melhor atriz coadjuvante por “O vento levou”.

6. Lupita Nyong’o

Look do Oscar 2014: Lupita Nyong'o - Fashionismo

Durante a cerimônia do Oscar em 2014, em sua estreia na premiação, a queniana, que levou para casa a estatueta de melhor atriz coadjuvante por seu papel em 12 Anos de Escravidão, se destacou com a serenidade de um vestido esvoaçante da Prada.

5. Kate Winslet

Kate Winslet, 1998 Oscars, Givenchy | Red carpet fashion, Kate winslet,  Dresses

Em um vestido verde esmeralda criado por Alexander McQueen para Givenchy, Kate Winslet se destacou no Oscar de 1998, mesmo ano em que foi indicada a melhor atriz por Titanic.

4. Rihanna 

Rihanna brilha com look ousado para receber prêmio do CFDA em Nova York -  Vogue | gente

No de 2014 ocorreu a primeira participação de Rihanna no CFDA Awards, importante premiação que celebra os designers norte-americanos. A artista ganhou, naquela noite, o prêmio de “Ícone de Estilo” e, claro, se vestiu para tanto. A estrela do pop estava coberta por milhares de cristais Swarovski da cabeça aos pés em um look do estilista Adam Selman.

3. #Metoo 

Entenda por que as atrizes vestiram preto no Globo de Ouro | Donna

Em 2018, depois de uma série de denúncias de abusos dentro da industria cinematográfica, que resultaram no movimento #MeToo, as atrizes decidiram que o tapete vermelho do Globo de Ouro seria dominado por looks pretos para chamar atenção sobre o assédio sexual e a discriminação de gênero no ambiente de trabalho.

2. Cher 

Cher's towering feather headdress at 1986 Oscars made a statement - CNN  Style

Com um de seus primeiros trabalhos no cinema, Cher estrelou o filme Marcas do Destino em 1985, mas apesar do sucesso, acabou não sendo indicada ao Oscar. Segundo a academia, a artista não poderia ser levada a sério enquanto  continuasse se vestindo como se vestia. Em resposta a crítica, a artista apareceu na premiação de 1986 com um acessório de penas enorme na cabeça, barriga de fora e muito brilho.

1. Lady Gaga 

Looks da Lady Gaga no VMA 2010 | Capricho

É impossível falar de looks icônicos e não citar Lady Gaga. Ao longo de sua carreira, a artista fez e faz questão de demonstrar o seu respeito pela moda, aproveitando como poucos a força de um tapete vermelho. Em 2010, a atriz e cantora chocou os espectadores do VMA com sua ousadia e coragem ao arriscar um look formando por pedaços de carne crua. Alguns anos depois, em entrevista à Ellen DeGeneres, Gaga contou que o polêmico look escolhido para o VMA era, na verdade, uma resposta à política militar “don’t ask, don’t tell”, contra soldados LGBTQs.