Press "Enter" to skip to content

10 lugares místicos ao redor do mundo

Por Lígia Saba 

A palavra “místico” remete a algo misterioso, sobrenatural e espiritual. Há existem milhares de lugares místicos no Brasil e no mundo, com histórias diferentes e que emanam uma energia poderosa, com uma beleza indescritível e que podem trazer paz espiritual e outros sentimentos sensíveis e intuitivos.  Já ouviu dizer que somos seres espirituais, vivendo as experiências de uma vida humana? Pois bem, viajar para lugares místicos no mundo pode ajudar a aumentar nossa vibração energética, nos deixando mais leves, positivos, felizes e, por isso, nos aproximando mais da nossa essência. Confira abaixo uma lista com 10 dos lugares mais místicos do mundo, que vale a pena conhecer.

10. Linhas de Nazca, Peru

Trata-se de um grupo de grandes geoglifos, ou desenhos, feitos no solo do deserto de Sechura no sul do Peru. Eles foram criados entre os anos 500 a.C. e 500 d.C. por pessoas fazendo depressões ou incisões rasas no solo do deserto, removendo seixos e deixando pó de cores diferentes exposto. Os desenhos só podem ser vistos de cima, por terem tamanhos que chegam a 65 km, são cerca de 800 figuras com 13 mil traços de variados animais, seres humanos, plantas, desenhos geométricos até extraterrestres. O clima sem chuva e vento potencializou a conservação e há mais de 2.500 anos as figuras ainda continuam bem conservadas.

9. Pirâmides de Gizé, Egito

É um sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito, e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. O antigo Egito é repleto de mistérios e as pirâmides, há mais de 4.500 anos, instigam a curiosidade de quem visita o país. Não há como passar pelas gigantescas pirâmides de mais de 130 metros de altura e não se impressionar com a arquitetura. Ali era onde ficavam as sepulturas dos faraós e seus objetos de valor.  O local é considerado uma das 7 maravilhas do mundo e também Patrimônio da Unesco e seu misticismo se dá pela interrogação que ainda provoca nas pessoas sobre como elas foram construídas, já que cada bloco de pedra pesava cerca de 3 toneladas.

8. Alto Paraíso de Goiás, Brasil 

O local é um verdadeiro paraíso, localizado próximo a Chapada dos Veadeiros. Além de ser um lugar de natureza exuberante, o município abriga lendas e mistérios sendo famoso por sua energia diferenciada, já que está acima de uma rocha de quartzo de mais de 4 mil metros quadrados o que faz com que seja considerado um portal de boas vibrações. Muitos acreditam que ali exista um portal que leva as pessoas para outras dimensões, e existem inúmeros relatos de pessoas que já viram extraterrestres na região O local também é propício para realizar curas e, por isso, é palco de retiros, meditações em grupo e eventos holísticos. A cidade está na linha do paralelo 14, ou seja, está na mesma direção de Machu Pichu, outra cidade sagrada.

7. Stonehenge, Inglaterra

Stonehenge, as gigantes pedras de cinco metros de altura e cinco toneladas são motivo de misticismo? A resposta é sim, pois o mistério é conseguir desvendar quem conseguiu posicioná-las da forma que estão. O mais interessante e curioso é que elas estão posicionadas em círculo e bem alinhadas ao nascer do sol da temporada de solstício de verão.  Há mais de 5 mil anos, as pedras resistem ao tempo e ainda não se sabe ao certo como elas foram colocadas ali e por qual motivo. Uma das suposições e de que o local poderia ser usado para pouso de discos voadores ou um cemitério, já que foram encontrados corpos ao redor.

6. Jerusalém, Israel

Localizada em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o mar Morto, é uma das cidades mais antigas do mundo, considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. A conhecida Terra Santa, Jerusalém, capital de Israel, recebe todos os anos milhares de fiéis que visitam a cidade para viver a experiência de percorrer o caminho de Jesus até a cruz.

5. Bodh Gaya, Índia

Para os budistas, a cidade de Bodh Gaya é um local sagrado, já que foi onde Buda se iluminou, no século V, antes de Cristo. Após sentar em meditação no pé de uma Figueira, por 49 dias e 49 noites, Buda entendeu o sentido da vida e passou a pregar a todos, ao criar o Budismo. No local da Figueira, um Santuário foi construído em sua homenagem e é visitado todos os anos por centenas de seus seguidores. Várias pessoas e monges meditam no local, dessa forma, a cidade se tornou mística e com uma energia de tirar o fôlego.

4. Uluru, Austrália

O Uluru, ou Ayers Rock, é um enorme monólito de arenito localizado no árido “Red Centre”, no Território do Norte. É considerado sagrado para os povos indígenas australianos e, supostamente, começou a se formar há cerca de 550 milhões de anos. Há um grupo aborígene que habita essa região há mais de 10 mil anos e o nome do deserto Uluru foi dado por eles. Considerado um lugar sagrado, há várias cavernas com pinturas de ancestrais, inclusive, algumas são proibidas de fotografar, como sinal de respeito. Os viajantes costumam fazer trilhas para conhecer essa enorme montanha na cor avermelhada, por conta da presença forte do ferro.

3. Socotra, Iêmen

A Ilha de Socotra está localizada na costa da África, a 380 km sudoeste da cidade de Lémem e abriga árvores com formatos surreais e muito incomuns, são mais de 800 espécies de plantas que não existem em mais nenhum outro local do mundo. Sua beleza mística tem explicação em uma lenda da mitologia grega, que defende a ideia de que as montanhas ao redor da ilha abrigavam o trono de Urano. É considerado o lugar mais remoto do planeta, com o maior número de espécies raras de plantas e de animais, ao todo são mais de 700 espécies, entre répteis e caracóis exclusivos da Ilha. Como na região há uma língua nativa, o socotri, que só os 40 mil habitantes sabem, os viajantes só conseguem se comunicar em árabe.

2. Machu Picchu, Peru

Não tem como deixar de fora essa cidade enigmática, misteriosa e curiosa, construída pelos Incas no século 15. Localizada a 2.400 metros de altitude na Cordilheira dos Andes, Machu Picchu, reúne milhares de turistas que ficam encantados com as lendas existentes sobre a construção da cidade, que também foi eleita Patrimônio Mundial da Unesco e reúne histórias de um povo à frente do seu tempo. Na época, eles construíram casas e templos pensando na energia especial que as pedras possuíam, fato que hoje se confirma com a ciência. Outra curiosidade é que o local foi pensado e construído nas alturas para facilitar o estudo astronômico, além da inclinação e posição das pedras que foram milimetricamente calculadas. A cidade também foi pensada para fazer o escoamento da água, com modernos aquedutos e sistemas subterrâneos. Algumas lendas dizem também que ela foi criada para a realização dos cultos religiosos sagrados, outros dizem que, além dos estudos astronômicos, eles também criaram esse local isolado para ensinar técnicas agrícolas a seus habitantes. Misticismo puro!

1. Caminho de Santiago, Espanha

Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. Trata-se de um dos Patrimônios da Humanidade, desde 1993, e  carrega em seu longo percurso mistérios que tocam a alma de quem faz essa jornada sagrada. Durante o caminho , é possivel se deparar com paisagens, templos, cidadezinhas, bosques, rios e pedras. Depois dos espanhóis, os brasileiros são os que mais frequentam o local, onde é possível encontrar incontáveis fitinhas do Senhor do Bonfim.