Press "Enter" to skip to content

10 maiores cidades fantasmas do mundo

Existem cidades abandonadas em todo o mundo que se tornaram alvo de turistas e foram inspiradas em filmes e livros dos  escritores e cineastas. Desastres naturais ou provocados pelo homem, guerras e problemas econômicos são as principais razões pelas quais as cidades não são mais habitadas.

Confira agora as 10 maiores cidades fantasmas do mundo

Por: Barbara zani

10- San Zhi, Taiwan

População anterior: 0

População atual: 0

Sendo conhecida como a cidade Ovni, a cidade nasceu da intenção de ser um resort de Luxo em 1978. A cidade que apresenta uma ideia futurística como se fosse disco voadores, a construção foi abandonada em 1980 devida a série de acidentes que ocorriam na obra.

9- Wittenoom, Austrália

População anterior: aproximadamente 500

População atual: 3

A cidade que surgiu para dar ajuda a mineração de amianto azul em 1930. Devido as poeiras levantada devida a extração do minério a região ficou contaminada. Hoje em dia, a cidade foi abandonada pelo governo, sendo que até estradas que levam a áreas contaminadas foram bloqueadas. Mesmo assim, ainda existem 3 moradores na cidade.

8- Oradour-sur-Glane, France

População anterior: aproximadamente 700

População atual: 0

O vilarejo era uma pequena área agropecuária que foi vítima de um terrível massacre cometido pela 2ª Divisão SS Das Reich. Os nazistas metralharam e queimaram 642 pessoas, quase a população total da vila. A cidade nunca foi reconstruída e permanece intacta como um memorial dos horrores da guerra.

7-Ruby, Arizona, EUA

População anterior: 1.200

População atual: 0

A cidade base para a mineração realizada na Mina Montana. No início dos anos 1920, a cidade sofreu uma série de homicídios cometidos por rebeldes mexicanos e por bandidos. Mas mesmo assim a cidade prosperou, por volta dos anos 1930 Ruby viveu o seu auge extraindo chumbo, zinco e prata. Porém em 1940, a mina foi fechada e não demorou muito para a cidade ser abandonada.

6- Fortaleza de Shali, Oásis de Siwa, Egito

População anterior: desconhecido

População atual: 0

Construída com rochas naturais, uma mistura de sal e barro e troncos de palmeira, a fortaleza aguentou os desgastes naturais por vários séculos. No entanto, em 1926, ocorreram fortes chuvas durante 3 dias que causaram grandes danos à edificação do local. Depois disto, a população local mudou-se para instalações vizinhas mais modernas e a fortaleza ficou vazia.

5-Ilha Hashima, Japão

População anterior: 5.259 habitantes

População atual: 0

O território que possui ao todo 505 ilhas não habitadas. Funcionou como uma base de extração de carvão da Mitsubishi de 1890 a 1974. No entanto quando o carvão passou a ser substituído pelo petróleo, as atividades da ilha foram encerradas. Em 2015, Hashima foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco e atualmente a ilha recebe visitas turísticas.

4- Bodie, Califórnia, EUA

População anterior: 10.000

População atual: 0

As dificuldades financeiras e a violência constante, a cidade sofreu vários incêndios. Isto espantou as pessoas que viviam ali, mas mesmo assim, parte da cidade permanece intacta até hoje.

3- Varosha, Famagusta, Chipre

População anterior: 39.000

População atual: 0

O bairro foi um dos maiores destinos turísticos do mundo na década de 1970. Em 1974, a região destinada a grandes hotéis de luxo acabou virando um campo de batalha durante a invasão Turca à Ilha. Os habitantes fugiram e o exército turco construiu uma cerca ao redor da área. Varosha continua sob o domínio turco e é usada como barganha para as negociações em relação aos impasses territoriais entre os países.

2- Craco, Itália

População anterior: 1.350

População atual do município: 796

População atual do centro histórico: 0

O centro histórico precisou ser abandonado pelos moradores em 1963. Devido a deslizamentos de terra que tornaram a área arriscada para se viver. Mesmo assim o local é um grande ponto turístico da região atraindo visitantes de todo o mundo.

1- Pripyat, Ucrânia

População anterior: 49.360

População atual: 0

A cidade do acidente nuclear de Chernobyl que ocorreu no dia 26 de abril de 1986 e começou enquanto eram feitos testes em um dos reatores da estação. O reator explodiu e liberou uma quantidade enorme de radioatividade no ar. Pripyat foi evacuada em 2 dias.