Press "Enter" to skip to content

10 maiores Cientistas do mundo e suas contribuições

Entre físicos e químicos famosos, astrônomos, biólogos, médicos e engenheiros que revolucionaram a ciência temos nomes reconhecidos mundialmente e outros que não tiveram o mesmo prestígio global ao longo da história devido a criação do preconceito diante a sociedade, muitos dos cientistas foram perseguidos, mortos, ou tiveram que se calar, hoje muitos deles são reconhecidos e estudados nas escolas e faculdades.

Confira agora os 10 maiores cientistas do mundo

Por: Barbara Zani

10- Albert Einstein

Época de atividade: 1879 – 1955
Área de atuação: Física

A revista Time o considerou a “pessoa do século” em 1999. Pois as suas invenções e leis fundamentais da física tiveram um impacto direto em questões como a invenção de lasers, satélites de telecomunicação e até mesmo os celulares. A sua principal teoria foi a Relatividade E = mc2.

9-Charles Darwin 

Época de atividade: 1809- 1882
Área de atuação: Biologia, geologia

A teoria da seleção natural mudou radicalmente a biologia e ofereceu uma explicação nova sobre a origem do ser humano. Darvwin foi um dos maiores influentes nos ramos da biologia e da geologia dos últimos séculos, sendo considerado um dos maiores pesquisadores e influentes de todos os tempos. O livro “A Origem das Espécies” de 1859 foi um divisor de água nas ciências biológicas e é hoje um dos mais importantes livros científicos já escritos.

8- Ada Lovelace

Época de atividade: 1815 – 1852
Área de atuação: Matemática

Apesar de ter nascido e vivido no começo do século XIX, A matematica é considerada uma das primeiras programadoras de computador da história. Isso porque seus contributos para as questões do algoritmo ressoam até os dias hoje quando falamos de ciência da computação.

7-Stephen Hawking

Época de atividade: 1942 – 2018
Área de atuação: Física, cosmologia

Poucos cientistas conseguiram ultrapassar a academia e envolver as massas com sua história de vida e complexas teorias. O livro “Uma Breve História do Tempo” de Stephen Hawking ficou 237 semanas na lista dos mais vendidos do The Sunday Times e a história da sua vida foi retratada no filme nomeado ao Oscar “A Teoria de Tudo”. Hawking desenvolveu diversos estudos sobre o cosmos e os buracos negros, sendo uma das maiores influências nos estudos sobre o universo nas últimas décadas.

6- Rosalind Franklin

Época de atividade: 1920 – 1958
Área de atuação: Química

A descoberta da estrutura do DNA foi uma das mais importantes realizações científicas na história da humanidade. Contudo, o machismo presente na academia científica apagaram a história e as contribuições de pioneiras como Rosalind Franklin. A química britânica trabalhou e influenciou as investigações sobre a estrutura do DNA, além de pesquisar sobre vírus, o carvão mineral e o grafite.

5- Antoine-Laurent Lavoisier

Época de atividade: 1743 – 1794
Área de atuação: Química

O pai da química moderna, foi um dos maiores contribuidores para a criação da lista dos elementos químicos. Ele também descobriu o papel do oxigênio na combustão, nomeou os elementos Oxigênio e Hidrogênio, descobriu 55 elementos, participou da construção do sistema métrico e descobriu que se uma matéria muda de forma, sua massa continuará a mesma.

4-Sigmund Freud

Época de atividade: 1856 – 1939
Área de atuação: Medicina, neurologia, psicanalise

O criador da psicanálise é também considerado um dos maiores e mais famosos cientistas que já passaram pela Terra. Freud foi um médico neurologista austríaco que contribuiu para o exercício da psicologia moderna e continua a ter grande influência em diversas áreas médicas e de saúde mental.

3- Alan Turing

Época de atividade: 1912 – 1954
Área de atuação: Matemática, ciência da computação

Condenado pelo governo pela sua sexualidade, o cientista foi considerado o pai da ciência da computação, o matemático e o criptoanalista, ajudou a  decifrar o código de mensagens nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A invenção da máquina chamada “Bombe” diminuiu a guerra em cerca de dois anos e salvou mais de 14 milhões de pessoas. As contribuições das teorias de Turing para o que hoje conhecemos como computação não podem ser mensuradas.

2- Isaac Newton

Época de atividade: 1643 – 1727
Área de atuação: Física, alquimia, matemática, filosofia

O físico, astrônomo e matemático e é considerado um dos maiores influentes para a revolução científica. Em 1687, ele publicou o livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, que incluía as teorias sobre a Lei da Gravitação Universal.

1- Galileo Galilei

Época de atividade: 1564 – 1642
Área de atuação: Física, astronomia, matemática, filosofia.

O pai da ciência moderna. Entre suas descobertas e invenções estão a  comprovação de que a Terra gira em torno do Sol, a Lei da Queda dos Corpos, o aprimoramento do telescópio e as descobertas das luas de Júpiter, das crateras da Lua e dos anéis de Saturno. O cientista italiano foi perseguido e preso pela igreja católica por suas teorias e morreu em prisão domiciliar em 1642 com 77 anos de idade.