Press "Enter" to skip to content

10 maiores florestas do mundo por área

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, as florestas ocupavam em 2006 cerca de 4 bilhões de hectares ou aproximadamente 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas são o ecossistema terrestre dominante da Terra e são distribuídas ao redor do globo. De acordo com a definição amplamente utilizada, da Organização para a Alimentação e a Agricultura, as florestas cobriam 41 milhões de km² do globo em 1990 e 39,9 milhões de km² em 2016.

Confira as 10 maiores florestas do mundo

Por: Bárbara Zani

10. Reserva Florestal Sinharaja – Srilanka

Com mais de 88 mil metros quadrados, essa floresta, considerada tropical, abriga espécies endêmicas, ou seja, que só existem lá. A área verde é o lar de centenas de milhares de espécies de plantas, mamíferos, aves e anfíbios.

9.Floresta Temperada Valdivian – América do Sul

Valdivian possui pouco mais de 248 mil metros quadrados e abriga uma rica diversidade de espécies de fauna e flora. Entre os animais que podem ser encontrados por lá, podemos destacar o puma, o macaco da montanha, o pudu e o cisne de pescoço negro.

8. Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros – Brasil

A Chapada dos Veadeiros também é lar para diversas espécies do cerrado. Infelizmente, os 655 mil metros quadrados está sendo constantemente ameaçado pela plantação de soja que acontece ao redor.

7. Reserva Florestal Nublada de Monte Verde – Costa Rica

O local abriga a maior concentração de espécies de orquídeas do mundo, com mais de 300 variedades diferentes. Além disso, a reserva também é o lar de samambaias gigantes e de mamíferos, como o puma e o jaguar.

6. Parque Nacional do Sundarbans – Índia e Bangladesh

Lar do famoso Tigre de Bengala, o Parque Nacional do Sundarbans é a sexta maior floresta do mundo e está localizada entre os territórios da Índia e de Bangladesh.

5. Floresta Nublada – Equador

O local abriga centenas de plantas e animais, além de ser responsável por cerca de 20% da biodiversidade de pássaros do mundo.

4. Floresta Daintree – Austrália

Considerada a floresta mais antiga do mundo, com mais de 135 milhões de anos. Em 1988, a Floresta Daintree, lar de 18% da biodiversidade do planeta

3. Floresta Amazônica – Brasil e demais países da América do Sul

Com pouco mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e sua importância para a vida na Terra é gigantesca. Localizada em uma área que engloba a  região norte do Brasil, mais sete países da América do Sul (Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador), a floresta Amazônica é o maior celeiro de espécies do mundo, tanto da fauna, quanto da flora.

2.  Floresta Taiga – Hemisfério Norte

A Taiga se inicia na parte norte do Alasca, segue para o Canadá, chega ao sul da Groelândia, para depois atingir a Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. Sua área total de 12 milhões de quilômetros quadrados é responsável por cerca de 29% da cobertura vegetal do planeta.

1. Floresta do Congo – República Democrática do Congo

A Floresta do Congo, localizada na República Democrática do Congo, é responsável por 70% da cobertura vegetal do subcontinente africano.