Press "Enter" to skip to content

10 maiores sucessos do Universo Marvel

Por Lígia Saba 

O Marvel Cinematic Universe é uma franquia de mídia norte americana e um universo compartilhado centrado em uma série de filmes de super-heróis, produzida independentemente pela Marvel Studios e baseada em personagens que aparecem nas revistas em quadrinhos americanas publicadas pela Marvel Comics. Os filmes produzidos pela franquia são sempre enormes sucessos no mundo todo e figuram nas principais listas de arrecadações. Mas você sabe quais os filmes da Marvel que mais arrecadaram dinheiro nas bilheterias do mundo todo? Se liga nessa lista que o Diário do Estado preparou com as produção da Marvel que faturaram os maiores valores em bilheteria mundial.

10. Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Arrecadação mundial: $880,166,924

Nos Estados Unidos, o longa, que teve sua estreia em julho de 2017 foi a segunda maior abertura para um filme do Homem-Aranha e um filme da Sony, ficando atrás apenas de Homem Aranha 3 lançado dez anos antes. No Brasil, o filme conquistou o recorde de maior dia de abertura de julho.

9. Homem-Aranha: Longe de Casa

Arrecadação mundial: mais de $1,098,920,975

Peter Parker está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury. Convocado para mais uma missão heroica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades-símbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio.

8. Capitã Marvel

Arrecadação mundial: $1,098,920,975

A estreia da Capitã Marvel no MCU foi projetada para ser um sucesso, e é claro, se provou um instantaneamente. O filme prometia apresentar a heroína antes do embate épico de Vingadores: Ultimato, que seria lançado em dois meses. Capitã Marvel chegou aos cinemas em março de 2019, e teve uma abertura mundial de US $ 456,7 milhões, sendo hoje a oitava maior abertura de todos os tempos.

7. Capitão América: Guerra Civil

Arrecadação: $1,153,304,495

Depois do ataque de Ultron, os políticos decidem controlar os Vingadores, já que suas ações afetam toda a humanidade. A decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com o Homem de Ferro. Capitão América: Guerra Civil foi, até o seu lançamento, o filme da Marvel Studios que mais vendeu pré-vendas nos cinemas norte-americanos, arrecadando ao final de sua exibição por lá 408 milhões de dólares.

6. Homem de Ferro 3

Arrecadação: $1,214,811,252

Depois de um inimigo reduzir o mundo de Tony Stark a destroços, o Homem de Ferro precisa aprender a confiar em seus instintos para proteger aqueles que ama, especialmente sua namorada, e lutar contra seu maior medo: o fracasso. Em 2013, o terceiro filme do Homem de Ferro foi um sucesso sem precedentes. Foi o primeiro filme solo de um super-herói da Marvel a fazer tanto dinheiro. No mundo inteiro, a produção tinha se tornado, até então, a 5ª maior bilheteria de todos os tempos (hoje já é a 19ª) e fez mais dinheiro que os dos primeiros filmes protagonizados por Tony Stark juntos.

5. Pantera Negra

Arrecadação: $1,346,913,161

O décimo oitavo filme do Universo Cinematográfico da Marvel quebrou vários recordes, se tornando um verdadeiro fenômeno cultural. O filme traz  a história de T’Challa, príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados.

4. Vingadores: Era de Ultron

Arrecadação: $1,405,403,694

O segundo filme a reunir os Heróis Mais Poderosos da Terra foi, como esperado, um sucesso de bilheteria, faturando mais de 1 bilhão e estabelecendo posições invejáveis em seu ano de lançamento. Ao tentar proteger o planeta de ameaças, Tony Stark constrói um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron. Com o destino da Terra em jogo, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro terão que se unir para mais uma vez salvar a raça humana da extinção.

3. Os Vingadores

Arrecadação: $1,518,812,988

Os recordes alcançados pelo primeiro filme dos Vingadores foi algo de outro mundo em 2012. Naquele ano, o longa se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, bem como o maior faturamento de 2012 e e a maior bilheteria de um filme adaptado dos quadrinhos. A união de Homem de Ferro, Viúva Negra, Thor, Capitão América, Hulk e Gavião Arqueiro foi um dos maiores eventos do cinema e enquanto nos Estados Unidos faturou 623 milhões de dólares, no cenário global ele arrecadou cerca de 895,5 milhões.

2. Vingadores: Guerra Infinita

Arrecadação: $2,048,359,754

O longa que reuniu praticamente todo o elenco da Marvel lutando para impedir que Thanos pegue as Joias do Infinito foi um verdadeiro sucesso nas bilheterias de 2018, se tornando, até a chegada da sua sequência, a quarta maior arrecadação da história do cinema.

1. Vingadores: Ultimato

Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco. O filme que encerra a trajetória de vários personagens dos 11 anos de Marvel Studios teve uma abertura de 1,2 bilhão de dólares, a maior de todos os tempos, com quase o dobro do recorde anterior, que pertencia a Guerra Infinita. O filme também quebrou recordes de pré-vendas, e se tornou o mais rápido a faturar 2 bilhões de dólares em todo o mundo. Vingadores: Ultimato quebrou o recorde de 10 anos de Avatar, filme de James Cameron, e tomou o posto de maior faturamento da história do cinema.