Press "Enter" to skip to content

10 manobras de skate

Por Lígia Saba 

Na madrugada desta segunda-feira (26) a atleta mais nova a competir pela delegação brasileira em toda a história das Olimpíadas, Rayssa Leal, subiu ao pódio garantindo mais uma medalha para o Brasil. Apelidada pelos brasileiros como “fadinha”, a atleta de apenas 13 anos conquistou a medalha de prata ficando em segundo lugar na competição de skate street. Além de Rayssa, o brasileiro Kelvin Hoefler também conquistou a segunda colocação no pódio do skate street masculino. As duas vitórias colocaram o skate em posição de destaque para os telespectadores brasileiros que pela primeira vez puderam acompanhar a modalidade dentro da categoria de esporte olímpico. Nesse contexto, muitas pessoas despertarem um novo interesse pelo esporte e pensando nisso preparamos uma lista com 10 das manobras mais simples e básicas executadas pelos skaters.

10. Ollie

Nomeado em homenagem à  Alan “Ollie” Gelfand, o norte-americano que a inventou, a manobra é o salto básico do skate. Nela,  o praticante e o skate saltam para o ar sem o uso das mãos. O ollie é a base do skate. A batida de uma das bordas da prancha e o uso do movimento do outro pé para guiar a trajetória do board estão presentes em basicamente todas as manobras de street.

9. Pop shove-it

Para executar a manobra é necessário não só bater o tail como também chutar o boardO pé da frente é chutado para a frente, o pé de trás é chutado para trás em total sintonia, fazendo com que o skate rode 180º por baixo do atleta. Existem muitas variações do shove-it, mas todos seguem o mesmo princípio: o pé de chumbo do skatista permanece em um ponto, enquanto o pé de trás executa o “shove”. O pop shove-it pode ser executado não só em 180º, mas também variações de 360º e 720º, em frontside e backside.

8. Manual

Sua execução é absolutamente simples: se deslocar usando somente as rodas de trás do skate. Além de equilíbrio, o manual treina a confiança com o tail, essencial para as batidas das manobras mais complicadas. A variação do nose manual, em que se deve andar só com as rodas da frente, também é bastante útil para a execução de outras manobras mais complicadas.

7. Nollie

O nollie é uma variação do ollie. São os mesmos movimentos, mas, em vez de levar a parte de trás ao chão, com o pé da frente é levado o nose a bater no chão. O movimento de chute é feito com o pé de trás.

6. Frontside Ollie

Ainda dentro de variações mais básicas do ollie, uma das melhores manobras de skate para iniciantes é o frontside ollie. Nele, o skater gira junto com o skate em 180º. A dificuldade está basicamente no pós aterrissagem, já que o movimento é o mesmo do ollie e os pés ficam “grudados” no board por toda a manobra. O giro fica a cargo do ombro dianteiro, que se projeta para frente.

5. Kickflip

O kickflip é uma manobra em que o skatista chuta o skate no concave do nose com o pé da frente fazendo dar um volta completa, existem variações como Double Kickflip e Triple Kickflip em que o skate da 2 ou 3 voltas. O skatista estadunidense de street Rodney Mullen foi o criador dessa manobra.

4. Fakie ollie 

O Fakie Ollie é feito com os pés na mesma ordem que o ollie, mas indo de costas para frente. O pé que normalmente é usado para bater o ollie é usado no nose puxando um ollie ao contrário.

3. Bigspin 

Bigspin é uma variação de pop shove-it. O skatista puxa um 360º pop shove-it e gira o corpo em 180º. Esta manobra é feita em nollie, fakie, frontside e backside.

2. Varial flip 

Esta manobra é a primeira e mais fácil junção entre um flip e um pop shove-it. Para executá-la, é necessário dominar bem ambas as manobras. O pé de trás será lançado para trás depois de bater o pop, enquanto o pé da frente puxa um flip com um ligeiro movimento para a frente, ajudando na rotação completa do pop shove-it.

1. Inward heelflip 

O inward heelflip é vista como uma manobra difícil. Para executá-la, o skatista deve bater um backside pop shove-it e puxar um heelflip ao mesmo tempo.  Para que a manobra seja feita com sucesso, é preciso agilidade do pé da frente. Quando é executada rodando um 360 shove-it, a manobra é chamada de 360º inward heel.