Press "Enter" to skip to content

10 medalhistas brasileiros em Tóquio

O Brasil fechou as Olimpíadas de Tóquio neste domingo, dia 08 de agosto, com a melhor posição da história no quadro de medalhas. Com sete ouros, seis pratas e oito bronzes (21 medalhas no total), o país ficou no 12º posto nos Jogos Olímpicos do Japão, subindo uma colocação em relação à Rio 2016. O recorde anterior era justamente da Olimpíada Rio 2016, quando o país teve 19 pódios, sete ouros e o 13º lugar. Para quem não teve tempo de acompanhar os jogos e vibrar com as conquistas de cada um dos nossos atletas, o Diária do Estado preparou uma lista com 10 dos medalhistas olímpicos brasileiros. Vem conferir!

10. Pedro Barros – skate park 

O atleta catarinense de 26 anos, foi um dos responsáveis por levar o skate brasileiro ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio na quinta-feira, 5 de agosto. O skatista catarinense conquistou a medalha de prata na modalidade skate park, disputada no Centro de Esportes Urbanos de Ariake. A paixão pelo esporte vem desde os três anos, quando o atleta ganhou um skate do pai, também skatista.

9. Rayssa Leal – skate street 

Conhecida como a Fadinha do skate, a atleta de apenas 13 anos fez história no esporte mundial. A prata conquistada na modalidade skate street fez dela a mais jovem medalhista olímpica do Brasil. Sua jornada das ruas de Imperatriz, no Maranhão, para o segundo lugar no pódio (superada apenas pela japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos) foi um dos momentos mais marcantes para a torcida brasileira durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

8. Kelvin Hoefler – skate street 

Mais uma para o skate! O paulista de Guarujá, que quando criança era obrigado a andar de skate dentro de casa porque sua rua era de terra, foi o primeiro medalhista brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Aos 27 anos, Hoefler faturou a prata na categoria skate street.

7. Seleção brasileira masculina – Futebol 

Comandada pelo treinador André Jardine, a seleção brasileira de futebol masculina repetiu o feito do Rio de Janeiro e se tornou bicampeã olímpica no futebol masculino.

6. Hebert Conceição – boxe 

O boxeador brasileiro ficou em primeiro lugar na categoria peso-médio (69-75kg) ao vencer a final por nocaute contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, bicampeão europeu e campeão mundial de peso-médio.

5. Isaquias Queiroz – canoagem 

Isaquias Queiroz dos Santos, é um canoísta brasileiro, atleta do Flamengo. Aos 27 anos, o ouro conquistado em Tóquio foi a quarta medalha de sua carreira em cinco provas disputadas. No Rio de Janeiro, em 2016, o atleta já havia se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma edição olímpica: prata no C1 1.000 metros, prata no C2 1.000 metros e bronze no C1 200 metros.

4. Ana Marcela Cunha – natação 

nadadora brasileira, campeã olímpica, que compete em provas de maratona aquática. Campeã do prêmio de maior nadadora de águas abertas do mundo por seis vezes. Nos Jogos Olímpicos de 2020, sagrou-se campeã olímpica, ao vencer a maratona aquática nas águas da Baía de Tóquio.

3. Martine Grael e Kahena Kunze – vela

Foi a segunda participação da dupla numa Olimpíada e a segunda vez que as atletas conquistam uma medalha de ouro, depois do ouro olímpico na Rio 2016. Filhas de velejadores experientes e campeões em suas categorias, as duas vêm de linhagens vencedoras no esporte.

2. Rebeca Andrade – ginástica artística

A ginasta brasileira garantiu duas medalhas durante as Olimpíadas de Tóquio! Rebeca já tinha feito história ao garantir ao Brasil a inédita medalha da equipe feminina na ginástica artística, na sexta-feira, 30 de julho. Aos 22 anos, a esportista de Guarulhos, levou o país ao pódio após seu desempenho no tablado e uma performance ao som de Baile de favelaMas no domingo, 1 de agosto, Rebeca levou o país ao pódio novamente,  superou a si mesma e consagrou-se como a primeira campeã olímpica do Brasil na modalidade, após terminar a prova de salto em primeiro lugar.

1. Ítalo Ferreira – surfe 

 O surfista potiguar de Baía, aos 27 anos, consagrou-se como o primeiro campeão olímpico do surfe, modalidade que estreou nesta Olimpíada. A medalha veio na praia de Tsurigasaki, após uma emocionante disputa na final contra o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou o também brasileiro Gabriel Medina na semifinais.