Press "Enter" to skip to content

10 melhores filmes sobre arte

Última atualização 18/12/2020 | 23:38

Por: Geisa Peixoto

Através da arte, o artista consegue expressar seus sentimentos, sua opinião e seus desejos. Muitos diretores, trazem para o mundo cinematográfico, a vida dos artistas plásticos, fazendo com que dessa forma, muitos sejam enaltecidos e valorizados.

Hoje separei 10 filmes com enredo de arte, que mostra obras e biografias de grandes nomes da arte plastica. Escolha o seu preferido e se divirta.

10. Sede de viver 

Biografia do pintor Vincent Van Gogh com base em sua correspondência com o irmão, seu incentivador moral e financeiro. Mostra o artista torturado pela própria genialidade e obsessão pela pintura, em uma vida cheia de relacionamentos problemáticos.

09. Frida

A história das dores e da arte de um dos nomes de mais impacto no século 20, a mexicana Frida Kahlo.

08. Os amantes de montparnasse 

Montparnasse 19 é um drama franco-italiano de 1958 dirigido e co-escrito por Jacques Becker, parcialmente baseado nos últimos anos da vida do artista italiano Amedeo Modigliani, que trabalhou e morreu em pobreza abjeta na área de Montparnasse em Paris.

07. Agonia e êxtase 

O papa Júlio II encomenda a Michelangelo a pintura do teto da Capela Sistina. Contrariado, o artista abandona a obra num primeiro momento. Ao recomeçar, conflitos ideológicos e batalhas temperamentais são fatores que permeiam o processo da pintura.

06. Andrey Rublev 

Andrey Rublev é um filme soviético de 1966 dirigido e escrito por Andrei Tarkovsky e co-escrito com Andrei Konchalovsky. O filme é vagamente baseado na vida do pintor russo do século XV Andrei Rublev. O filme é estrelado por Anatoly Solonitsyn, Nikolai Grinko, Ivan Lapikov, Nikolai Burlyayev e por Irma Raush.

05. Edvard Munch

Edvard Munch é um filme biográfico de 1974 sobre o pintor expressionista norueguês Edvard Munch, escrito e dirigido pelo cineasta inglês Peter Watkins.

04. Basquiat

Autodestruição e preconceito contra classes sociais marcam a vida agitada do artista de rua Jean Michel Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos.

03. A bela intrigante

La belle noiseuse é um filme franco-suíço-italiano de 1991 do género drama, dirigido por Jacques Rivette baseado na narrativa curta de Honoré de Balzac e em três contos de Henry James: The Liar, The Figure in the carpet and The Aspern Papers.

02. Cristo parou em Eboli 

Cristo si è fermato a Eboli é um filme italiano de 1979, de gênero drama, dirigido por Francesco Rosi e baseado no livro homônimo de Carlo Levi.

01. Sonhos

Yume ou Sonhos é um filme japonês de 1990, em coprodução americana, do cineasta, diretor e roteirista Akira Kurosawa. O filme foi exibido no Festival de Cannes de 1990.