Press "Enter" to skip to content

10 mitos sobre a internet

Por Lígia Saba

A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. É difícil imagina nossa vida atualmente sem o uso da internet, que serve para várias pessoas até como meio de trabalho e fonte de renda. Em meio a grande popularidade a internet acaba sedo alvo de inúmeras informações a seu respeito, algumas delas nem tão verdadeiras assim. Pensando nisso, para te ajudar a descobrir o que é verdade e o que é mentira o Diário do Estado preparou uma lista com 10 mitos que você provavelmente já escutou sobre essa tecnologia.

10. Se eu clicar em um link malicioso e fechá-lo, não terei sido infectado por malware

Só o fato do usuário clicar no link e não ter um programa de segurança para Android no celular, o vírus pode se instalar de maneira rápida e silenciosa.

9. Se a mensagem veio do meu amigo, não é phishing

Mesmo que você tenha recebido uma mensagem de alguém conhecido, cuidado com o link enviado, pois ele pode ser malicioso. Links como estes são criados para baixar e roubar seus dados, te direcionando a páginas de phishing usadas para coletar dados do usuário.

8. Você pode obter toda a proteção com o antivírus que já vem instalado no seu sistema operacional

O antivírus padrão instalado em sistemas Windows oferece proteção básica, mas não garante proteção completa contra ataques de phishing. Por isso, você precisa de um programa de segurança completo para navegar na Internet. Além de ter uma boa proteção  o recomendado é usar do bom senso e navegar na web com cautela.

7. Uma senha não precisa de números e caracteres

Senhas fáceis, como 123, data de nascimento, nome e sobrenome, são fáceis de serem adivinhadas sem muito esforço pelos cibercriminosos. Alguns softwares de gerenciamento de senha, auxiliam a gerenciar várias senhas para que o usuário não as esqueça. Mas lembre-se: sempre combine letras, números e caracteres especiais.

6. Al Gore inventou a Internet

Muitas pessoas já devem ter lido ou mesmo escutado por aí que o responsável por inventar a Internet é Al Gore. Porém, isso é somente mito, o ex-vice-presidente não foi quem inventou a Internet. A notícia repercutiu após Al Gore, em 9 de março de 1999, conceder uma entrevista a Wolf Blitzer, âncora da CNN em que ele relatou ter sido o inventor da tecnologia. Porém, a Internet surgiu a partir de pesquisas militares na década de 1960, durante a Guerra Fria.

5. Todas as informações disponibilizadas na Internet são verdadeiras

Muitas pessoas recorrem à Internet para obter mais informações sobre determinado tema, porém, o que elas não costumam fazer é conferir a veracidade da fonte. Muito se vê hoje em dia nas redes sociais nossos amigos compartilhando várias informações como se fossem verdades, no entanto, não devemos confiar em todas elas, mesmo que tenham sido compartilhadas pelos nossos melhores amigos.

4. A Internet vai deixar você rico

Todo o dia nos deparamos com notícias do tipo: “Fique rico com a Internet”, “Enriqueça sem sair de casa!”, entre outras promessas. Como bem sabemos, a Internet proporciona bons negócios para muitos empreendedores, no entanto, certamente nenhum deles ficou rico através de anúncios de como enriquecer através da Internet. Todas essas ofertas não passam de publicidade, ou mesmo vírus ou malwares para poder infectar o seu computador. Então, tenha cuidado ao clicar em algum deles.

3. Meu computador não é invadido por não ter nada comprometedor

Os cibercriminosos não costumam fazer suas vítimas pelo número de imagens que você tem armazenada no seu computador, nem pelas músicas e outros arquivos. A maioria dos bandidos do ramo não costuma invadir máquinas de forma individual. Quando um malware se instalada em um computador, o objetivo é lucrar com alguma informação, na grande maioria, senhas de bancos que possam proporcionar algum lucro.

2. Navegação anônima garante minha privacidade

O modo de navegação anônima é muito usado por pessoas que não querem que seus registros de visitas fiquem em evidência. O recurso presente em vários navegadores garante que o usuário possa frequentar sites sem que os rastros fiquem gravados. Porém, para quem pensa que a navegação anônima pode esconder todos os seus passos no mundo virtual, está um pouco enganado. Muitos dados acabam sendo salvos no computador, mesmo que por pouco tempo.

1. Antivírus é só para quem frequenta sites de conteúdo impróprio

Para quem acredita que está imune a qualquer problema oriundo da Internet está completamente enganado. Claro que muitas invasões e contaminações acontecem pela falta de cuidado dos utilizadores da rede, principalmente pela falta de atenção, ao clicar em um link malicioso, por exemplo. No entanto, existem outras formas de contaminação, como por um pen drive infectado, ou mesmo um anexo em um e-mail de um amigo.