Press "Enter" to skip to content

10 mitos sobre a lua

Por Lígia Saba 

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra. Desde sempre a lua é um astro misterioso que encanta diversos povos e sociedades e que já protagonizou inúmeros mitos e lendas, alguns desses que existem até hoje. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 afirmações sobre a lua que você provavelmente já ouviu mas que não são verdade.

10. Superlua

Do ponto de vista de um observador, uma superlua é cerca de 14% maior do que em aparições normais. Mas nossos olhos não podem medir os tamanhos aparentes de objetos no céu com alta precisão sem compará-los com algo, e aqui reside o equívoco. A lua não cresce subitamente, mas gradualmente durante o mês. Para comparar completamente quando uma lua cheia é “super”, é necessário colocá-la lado a lado com observações de vários meses, mesmo assim, a diferença é bem pequena.

9. Lado escuro da lua 

Um equívoco clássico é pensar que a lua possui um lado escuro que nunca vê o sol. Isso ocorre porque a tendência é acreditarmos que a lua não gira em torno de seu próprio eixo, afinal, sempre vemos o mesmo lado voltado para nós. Mas isso está incorreto, vemos o mesmo lado porque a lua gira em torno de si uma vez enquanto se move em torno da terra.

8. A sombra da terra ocasiona as fases da lua 

Durante um mês, a lua mostra diferentes fases, às vezes, isso é explicado incorretamente pela sombra da Terra que cobre partes da lua. Na verdade se trata de uma questão de como a vemos. De acordo com a localização da Terra, vemos diferentes lados da Lua que são mais ou menos iluminados.

7. A lua se move de maneira diferente no céu do hemisfério sul 

A fase crescente da Lua revela se ela está ‘crescendo’ ou ‘desaparecendo’. Se você estiver no hemisfério norte, lembre-se das formas do satélite formando as letras “DOC”. Quando a Lua se parece com um “D”, com a curva à direita, é uma Lua crescente. Quando parece um “O”, ela é cheia. E quando parece um “C”, com a curva à esquerda, ela é minguante. No entanto, essa sequência deve ser invertida para “COD” no hemisfério sul, a explicação para esse fenômeno é simples, à medida que você se move do hemisfério norte para o sul (ou vice-versa), seu ponto de vista da Lua vira de cabeça para baixo. Como vemos a Lua de cabeça para baixo quando nos movemos para o hemisfério oposto, as fases também serão invertidas, mas elas ainda se elevam na parte oriental do céu e se põem na parte ocidental.

6. O crescente da lua nem sempre está na mesma linha do sol 

Diz-se que a fase crescente da Lua aponta sempre para a localização do Sol. Mas nem sempre vemos isso por causa da ilusão de inclinação da Lua. Assumimos que uma linha que liga dois pontos, a Lua e o Sol, deva ser reta. Mas como olhamos para esses pontos a partir de um local físico em um planeta esférico, a linha é realmente curva.

5. Nem branca nem redonda

A partir de um ponto de vista terrestre, a Lua é vista como branca e redonda mas na verdade sua forma original é oval, e sua cor não é branca, mas sim cinzenta.

4. A lua cheia faz os lobos uivarem 

Esse mito está tão arraigado que fez com que se acreditasse que os lobisomens se metamorfoseassem por causa da luminosidade da Lua cheia. Não há provas de que essa fase lunar cause algum efeito sobre os animais, embora algumas espécies, como certos peixes e répteis, regulem seus ciclos de acordo com as marés e a Lua cheia.

3. A lua é oca 

Com raízes na ficção científica e surtos de crença por todos os lados, por meio das teorias conspiratórias mais hilariantes, a crença de que a Lua é oca existe até hoje. De acordo com a ciência, a estrutura lunar é parecida à terrestre, com uma crosta fina, um manto extenso e um núcleo mais denso que o restante das camadas.

2. O homem nunca pisou na lua

Por mais absurdo que pareça ainda existem teorias de que o homem nunca pisou na lua. Porém, já existem  inúmeras análises realizadas sobre os testes que comprovam esse fato; por exemplo, a maneira com que as bandeiras americanas hasteiam nos vídeos da NASA. E também pelas sombras dos astronautas e diversos elementos utilizados pela tripulação.

1. A lua cheia provoca mais parto e influencia no ciclo menstrual

A influência da Lua Cheia na mulher está relacionada com a duração do ciclo menstrual e do ciclo lunar, que são semelhantes: um ciclo menstrual dura, em média, 28 dias, a Lua termina o seu ciclo a cada 29 dias.