Press "Enter" to skip to content

10 motivos para viajar pelo Brasil

Por Lígia Saba

Viajar é sempre uma experiência enriquecedora e relaxante, apesar dos destinos internacionais muitas vezes serem os preferidos dos brasileiros, viajar pelo país também reserva atrações inimagináveis. O Brasil tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados de beleza e diversidade. Nesse cenário de dimensões continentais, você vai encontrar ilhas e as mais lindas praias do mundo, cachoeiras e matas fechadas, rica gastronomia, parques, milhares de rios, cidades históricas e muita modernidade. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 do diversos motivos para preparar um roteiro de viajens pelo território nacional.

10. Praias deslumbrantes  

O litoral brasileiro tem mais de 7 mil quilômetros de praias paradisíacas,, do alto Nordeste, no Rio Grande do Norte, com suas praias cálidas, até as mais frias do Rio Grande do Sul, é possível desfrutar de águas nos mais diversos tons de verdes e azuis. Como redutos de natureza intocada, as praias recebem o turistas do mundo inteiro e não por acaso são consideradas por muitos como as melhores da América do Sul.

9. Ilhas paradisíacas

O território brasileiro também abriga ilhas paradisíacas, como Fernando de Noronha; Ilhabela, em São Paulo, a Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, e a de Marajó, no Pará. Reservas ecológicas como a “Ilha do Atol”, que ganhou o status de arquipélago, é mais um dos principais ambientes ecológicos do Brasil, com corais de várias espécies transformando a viagem em uma experiência única por sua beleza.

8. Montanhas 

Apesar de existir uma discussão se há ou não montanhas no Brasil, elas também fazem parte da riqueza natural do país em diversos formatos: mesa, pontões e até monolitos gigantes. Uma das mais famosas é Dedo de Deus, no Rio de Janeiro que recebeu este nome por lembrar um dedo indicador apontando para o céu.

7. Dunas

Outros montes que merecem ser visitados são as dunas brasileiras. A começar pelos Lençóis Maranhenses, parte da Rota das Emoções do Nordeste, onde estão dunas as mais extensas.

6. Cidades Históricas 

Desde seu descobrimento, o Brasil recebeu as mais variadas culturas por meio de colonizadores e aventureiros que viram nessa terra uma possibilidade de nova vida. Com isso, o país ganhou em diversidade cultural. Toda essa história está narrada em construções espalhadas por todo o território nacional, nas chamadas cidades históricas que remontam diversos momentos da históricos do Brasil.

5. Safári

Você sabia que um dos passeios mais famosos da África também pode ser feito aqui no Brasil?  Por ser um dos países com o maior número de espécies animais, enorme biodiversidade e os mais variados ecossistemas, é possível aliar a experiência ao ecoturismo. Do centro oeste brasileiro até o Amazonas, há mata, selva e rios praticamente intocados, onde a natureza encanta os visitantes.

4. Grandes cidades

Para quem prefere o agito das grandes capitais, o Brasil conta com metrópoles antenadas no que há de melhor no mundo. O eixo Rio-São Paulo é dos pontos mais modernos, gerador de tendências e oferece as mais diversas possibilidades de entretenimento, arte e cultura.

3. Gastronomia

O turismo gastronômico é um dos que mais faz sucesso entre os viajantes. No nosso país de dimensões continentais, não é difícil imaginar a variedade gastronômica que se encontra em suas cinco principais regiões. Para completar, o país que sofreu influências de mais de 70 nacionalidades oferece pratos de todos os cantos do mundo.

2. Roteiro de Inverno

Apesar de ser um país tropical de altas temperaturas, o Brasil também conta com rotas incríveis para quem adora um friozinho. Algumas cidades são perfeitas para visitar no inverno, principalmente as localizadas na região Sudeste e Sul do país, como Joinville, Campos de Jordão e Gramado.

1. Festas Típicas 

O povo brasileiro é conhecido por sua alegria e gosto pelas festas. Entre as mais famosas está o Carnaval, que tem seus principais eventos no Rio de Janeiro e São Paulo, onde espaços específicos foram construídos para celebrar a festa: os sambódromos. Mas além do Carnaval as diversas regiões do país contam com comemorações típicas ao longo do ano, que ilustram a enorme diversidade cultural brasileira.