Press "Enter" to skip to content

10 mulheres que marcaram a história

É inegável que houve grandes mulheres na história que desempenharam um papel importante muitas vezes. Isso é de grande importância, especialmente quando exercidas em campos como o império ou o comando militar. Na civilização, as mulheres são vistas como tendo um papel social limitações sem virtudes políticas. Muitas grandes mulheres mostram que suas habilidades e aptidões nunca podem ser subestimadas.

Confira agora as 10 principais mulheres mais importantes da historia

Por: Barbara zani

10-Amelia Earhart (1897 – 1939)

A primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, Amelia também foi a primeira a receber a Cruz de Voo Distinto, a condecoração militar atribuída a atos de heroísmo ou conquista extraordinária concedida a pilotos das Forças Aéreas dos EUA. A piloto desapareceu no Oceano Pacífico enquanto fazia um voo de volta ao mundo.

9- Valentina Tereshkova (1937)

A primeira mulher a ir ao espaço, ate hoje é a única que realizou um voo solo. A russa Valentina Tereshkova destacou-se dentre outras candidatas com mais estudos por ser uma exímia paraquedista, algo fundamental para o voo com a nave Vostok VI. Recebeu as duas maiores condecorações nacionais, a Ordem de Lenin e Herói da União Soviética.

8-Joana D’arc (1412 – 1431)

Chefe Militar da Guerra dos 100 Anos na França, uma das principais mártires da França, foi executada como uma herege em 1431 porem séculos mais tarde, ser canonizada pela Igreja Católica em 1920. Hoje é considerada uma santa.

7- Rosa Parks (1913 – 2005)

Ativista símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA. Em 1955, Rosa Parks se negou a ceder o seu assento para um branco e foi presa. O caso repercutiu no boicote que durou 381 dias, tendo a comunidade negra se negado a usar o transporte até que a segregação fosse encerrada.

6- Maud Stevens Wagner (1877 – 1961)

A primeira tatuadora profissional, acrobata circense conheceu o marido Gus Wagner, com quem aprendeu o ofício da tatuagem. É atribuída aos dois a expansão da tatuagem pelo interior dos Estados Unidos.

5- Maria da Penha (1945 – )

Líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, a criadora da lei Maria da Penha no Brasil foi vítima de graves agressões por parte do marido que a deixaram paraplégica. Isto não a impediu de agir em busca de justiça para o seu caso e de criar movimentos em defesa de outras vítimas.

4-Marie Curie (1867 – 1934)


Duas vezes vencedora do Prêmio Nobel de Química, responsável por descobrir dois elementos da tabela periódica (Polônio e Rádio), quem descobriu e cunhou a teoria da relatividade, foi a primeira professora admitida na Universidade de Paris e a primeira pessoa a receber duas vezes o Prêmio Nobel.

3-Anita Garibaldi (1821 – 1849)

Combatente da Revolução Farroupilha e da Unificação da Itália, foi uma brava guerreira que se apaixonou e lutou ao lado do guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi pela independência Gaúcha no Brasil e pelo Risorgimento, movimento de unificação da Itália.  Anita possuiu um papel fundamental durante as batalhas sua garra e determinação inspiraram diversas homenagens pelos locais onde passou, havendo pelo menos duas cidades em Santa Catarina nomeadas em sua homenagem: Anita Garibaldi e Anitápolis.

2-Sofia Ionescu-Ogrezeanu (1920 – 2008)


A primeira neurocirurgiã da história, ingressou na escola de medicina de Bucareste e inicialmente estudou oftalmologia. Porém com o tempo passou a fazer voluntariado para tratar prisioneiros soviéticos e ali começou a operar cirurgias de amputação. Durante os bombardeios de 1944 em Bucareste, por falta de cirurgiões disponíveis, ela foi obrigada a realizar uma intervenção cirúrgica de emergência no cérebro de uma criança. A partir daí dedicou a vida à neurocirurgia.

1- Kathrine Switzer (1947 – )


A primeira mulher a participar de uma maratona, A atleta quase foi impedida por um dos diretores do evento mas foi bloqueado por outros competidores, tudo em frente às câmeras. Após este feito, a atleta criou a fundação 261 Fearless pela luta pela igualdade de gênero nos esportes.