Press "Enter" to skip to content

10 mulheres que mudaram o mundo

Em uma era em que o feminismo está mudando o papel da mulher na sociedade, vale a pena  conhecer mais sobre as trajetórias de quem abriu caminho com ações que marcaram a história da humanidade. Porém, além de suas conquistas, a vida dessas mulheres é carregada de uma curiosidade que muita gente não conhece.

Confira agora 10 mulheres que começaram a mudar a historia da mulher perante o mundo

Por: Barbara Zani

10 – Indira Gandhi

A primeira mulher a ser empossada como primeira ministra na Índia era uma líder de grande capacidade militar e política. Filha única do primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, ela foi educada nas melhores escolas e universidades da Europa.

9. Marilyn Monroe

Considerada uma das mulheres mais belas pelos americano que conquistou Hollywood teve uma vida pessoal marcada por uma trajetória para lá de conturbada. Maior símbolo sexual do século XX, Norma Jeane Mortenson ficou eternizada pelos seus personagens carregados de fetiches, ingenuidade e graça.

8. Anne Frank 

Nos 2 anos e 35 dias que passaram lá, a jovem que queria virar escritora relatou detalhes da rotina da família no esconderijo, seus principais medos e maiores anseios. Em agosto de 1944, após uma denúncia anônima, a família de Anne e as outras pessoas que estavam no mesmo esconderijo foram presas. A jovem morreu de tifo após ser enviada para o campo de concentração de Bergen-Belsen. Foi o pai de Anne, Otto, único sobrevivente da família, que juntou todo o material escrito pela filha e autorizou sua publicação em 1947.

7. Cleópatra

Para assumir o país, aos 18 anos,  Cleopatra tev que se casar com seu  irmão Ptolomeu XIII que na época tinha 15 anos. O casamento entre irmãos era algo normal na época. Considerada uma líder forte e de boa diplomacia, foi perseguida por sua aproximação com Roma e viu-se obrigada a fugir.

6. Elizabeth I 

A rainha que assumiu o trono apenas depois da morte de seu irmão. Liderou a Inglaterra e a Irlanda de 1558 até a sua morte. Respeitada e celebrada por suas conquistas militares, sua trajetória no poder não foi nada simples. Elizabeth era a terceira pessoa na sucessão real. Quando sua irmã Mary virou rainha, Elizabeth foi mandada para a prisão por uma fase de sua vida sob suspeita de conspirar contra a rainha

5. Jane Austen

Considerada o maior nome feminino da literatura inglesa, a autora já mostrava sua aptidão e talento para a escrita desde muito jovem, quando entretinha a família com seus contos e histórias. Filha de um reverendo, Jane foi educada para ser uma boa esposa, mas nunca se casou.

4. Rosa Parks

Ativista dos direitos civis deixou seu nome marcado na história por um gesto significativo na luta pela igualdade racial. Em 1955, ela foi presa por se recusar a ceder seu lugar em um ônibus para um passageiro branco, na cidade de Montgomery, no Alabama.

3. Joana d’Arc

A mulheres mais documentadas da história do mundo por seu papel como guerreira em nome da França. Muito disso se deve ao fato da heroína ter sido comandante do exército francês durante a Guerra dos Cem Anos, contra a Inglaterra.

2. Malala Yousafzai 

A menina que queria defender o direito das jovens paquistanesas de irem à escola. Porém, o blog no qual expunha suas ideias e suas declarações públicas ganharam grande repercussão, o que fez com que membros do Talibã tentassem assassiná-la dentro de um ônibus escolar. Malala tinha 15 anos, foi atingida por 3 tiros e sobreviveu.

1.Princesa Diana

Diana se dedicou à filantropia. Ela abraçou a causa dos portadores de HIV e trabalhou para acabar com o preconceito que os soropositivos sofriam. Também participou da Campanha Internacional para a Eliminação de Minas Terrestes, projeto que veio a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.