Press "Enter" to skip to content

10 Museus para visitação online

Por Murilo Mendes Felipe

 

Por enquanto, viajar não está mais do mesmo jeito. Por conta da pandemia, alguns hábitos que tínhamos estão sendo adaptados. É preciso incrementar as atividades dentro de casa. Muitas delas já se tornaram comuns, como por exemplo, assistir séries, chamadas de vídeo em festas dentro de casa e por aí vai.

Mas, o que talvez você não saiba ainda, é que muitos museus disponibilizaram visitação online. É possível conhecer várias obras de arte e histórias diferentes, basta ter internet.

Selecionamos alguns deles, para você conferir.

 

1 – Museu do Louvre (Paris, França)

Museu do Louvre em Paris - 2020 | Dicas incríveis!

Um dos museus mais importantes do mundo, o Museu do Louvre possui um acervo com mais de 380 mil itens, dentre eles a famosa Monalisa – do italiano Leonardo da Vinci. O Louvre também mantém uma exposição permanente de 35 mil obras de arte. Acesse o museu por aqui.

 

2 – Pinacoteca (São Paulo, Brasil)

Pinacoteca de São Paulo divulga lista de atrações para agosto | Itapetininga Notícias

O Brasil tem belos museus e um deles é a Pinacoteca, em São Paulo. Projetado no final do século XIX, o espaço conta com um acervo de mais de nove mil obras de arte. Nele, você pode conhecer as criações de artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Victor Meirelles, Pedro Alexandrino, Benedito Calixto, Eliseu Visconti e José Ferraz de Almeida Junior. Acesse o museu por aqui.

 

3 – Casa de Anne Frank (Amsterdam, Holanda)

Casa de Anne Frank: saiba como visitar em Amsterdam

O museu conta a história de Anne Frank, a menina judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos – na tentativa de escapar dos horrores nazistas durante a invasão dos Países Baixos, na Segunda Guerra Mundial. Pelo acervo online é possível assistir a vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank. Acesse o museu aqui.

 

4 – Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México, México)

Museu Nacional de Antropologia (México) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Este museu é dos pontos turísticos mais visitados da Cidade do México. Um dos maiores destaques do acervo são peças da antiga civilização Asteca. Por meio da visita virtual ao local, você pode ver a Pedra do Sol (conhecida como o Calendário Asteca), esculturas representando os deuses de Teotihuacán e etc. O Museu Nacional de Antropologia também está acessível pelo Google Arts & Culture. Acesse o museu aqui.

 

5 – Museu Nacional de História Natural (Washington DC, EUA)

Museu Nacional de História Natural - Washington, D.C.

Este museu, localizado na capital dos Estados Unidos, é tão famoso que já inspirou filmes e até desenhos animados. Mas toda essa popularidade tem explicação: os visitantes podem explorar mais de 126 milhões de espécimes e artefatos de vários lugares do mundo. Acesse o museu por aqui.

 

6 – Museu da Acrópole (Atenas, Grécia)

Museu da Acrópole - Uma Visita Imperdível em Atenas.

Este museu reúne peças importantes do que ainda restou da Acrópole de Atenas, a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. O local abriga algumas das construções mais importantes do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Acesse o museu por aqui.

 

7 – Museu de Arte Ohara (Kurashiki, Japão)

Bilhetes para Museu de Arte Ohara | Tiqets

A popularidade deste museu vem do fato de ser a primeira galeria com obras ocidentais feitas no Japão, além de ser a mais antiga do tipo também. É possível passear pelo seu acervo, virtualmente, por meio do Google Arts & Culture, tendo uma visão ampla e detalhada dos corredores. Acesse o museu por aqui.

 

8 – Yad Vashem Museu do Holocausto (Jerusalém, Israel)

Museu do Holocausto - Terra Santa Viagens - Viagens para Israel e outros locais bíblicos

O museu é o principal local no mundo para conhecer a história sofrida dos que pereceram e dos sobreviventes do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. O acervo, que pode ser visitado pelo site oficial do museu e também pelo Google Arts & Culture, conta com várias imagens, obras e objetos daquela época. Acesse o museu por aqui.

 

9 – Museu do Vaticano (Roma, Itália)

Museus do Vaticano em Roma - 2020 | Dicas incríveis!

Museu do Vaticano é uma obra de arte por si só, com salões cobertos por pinturas – como a Capela Sistina – tendo sido pintada, em parte, por Michelangelo e o Museu Gregoriano-Egípcio. Também fazem parte do acervo criações de Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Rafael e etc. Você também pode visitar o local por imagens em 360°. Acesse o museu por aqui.

 

10 – Museu Britânico (Londres, Inglaterra)

Museu Britânico em Londres: principais dicas para visitar

O museu abriga um grande acervo com mais de seis milhões de artefatos e relíquias que representam a cultura de vários países. Há muito o que se ver e, mesmo num passeio online, você levará algum tempo visitando tudo. É possível começar o tour pelo próprio site do museu e ainda percorrer seus corredores por meio do Google Arts & Culture. Acesse o museu por aqui.