Press "Enter" to skip to content

10 músicos que superaram seus vícios em álcool e drogas

Última atualização 22/09/2021 | 21:00

As drogas são consumidas pelos mais variados motivos: pelo prazer momentâneo que elas trazem, pelo entorpecimento que causam, pela fuga ilusória dos problemas e assim por diante. Pessoas comuns buscam fazer parte de um grupo e, às vezes, fazem uso de drogas para se sentirem acolhidas. No mundo artístico não é diferente. Mesmo com a fama há solidão, e eles buscam aplacá-la usando as drogas para serem aceitos.
Viver em um mundo onde todos sabem dos seus passos e julgam suas escolhas pode ser outro gatilho para as drogas. O isolamento e a sensação de torpor podem aliviar momentaneamente esse sentimento de pressão que os artistas sofrem para serem perfeitos e agradarem o público. Porém muitos artistas consegue se libertar desses vícios e ficarem sóbrios

Confira agora os 10 artistas que conseguiram se liberta dos seus vícios

Por: Barbara Zani

10. David Bowie

O Artista ficou mundialmente conhecido pelas suas músicas, se mudou pra Los Angeles em 1975. Bowie mantinha uma dieta de base de pimenta, leite e cocaína, chegando a pesar 43 quilos. Foi nesse período em que sua carreira estava no auge de sua dependência que foi lançado o álbum Station to Station e com ele veio o polêmico personagem Thin White Duke — o Duque Branco Magro.

9. Ronnie Wood

O artista abusava  das drogas junto com seus companheiros de banda, os Rolling Stones. Ao contrário do vocalista Mick Jagger e do baterista Charlie Watts, Wood não conseguia lidar muito bem com o consumo de substâncias químicas e acabou se tornando dependente, assim como seu colega guitarrista Keith Richards. Depois de idas à reabilitação e recaídas, em 2009 Ronnie Wood finalmente conseguiu se livrar do seu problema com drogas pesadas e, em 2017, também abandonou o cigarro após descobrir um câncer no pulmão.

8. Steven Tyler

O cantor começou a consumir drogas e álcool ainda na adolescência, e o uso excessivo fez com que ele acabasse sendo expulso da faculdade. Em 2009, após sua oitava passagem pela reabilitação, Steven Tyler conseguiu ficar sóbrio mas confessa que se manter assim é uma luta diária.

7. Fergie

Viciada em metanfetamina. Fergie diz que tinha alucinações constantes, chegando até a achar que o FBI e a CIA estavam atrás dela.

6. Miley Cyrus

A cantora declarou que decidiu ficar sóbria com medo de entrar para a lista de artistas que morreram aos 27 anos.  

5. Anthony Kiedis

A morte do guitarrista original da banda  Hillel Slovak, em decorrência de uma overdose de heroína. fez com que o vocalista Anthony Kiedis ligasse um alerta e decidisse se afastar da cocaína e heroína para não ter o mesmo fim que seu companheiro. 

4. The Weeknd

Abel Tesfaye, largou a escola e passou a morar com dois amigos, conseguindo se bancar roubando comida no mercado e vendendo drogas. Em entrevista, o cantor disse que naquele momento as drogas se tornaram uma espécie de muleta, o apoiando nos momentos mais difíceis. The Weeknd consumia não era pequena, indo desde antidepressivos a cocaína, ecstasy e cogumelos. 

3. Adele

Adele repensou esse vício pois durante uma apresentação em que estava bêbada no palco e esqueceu as letras de suas próprias músicas.  Para lidar com sua dependência química, a cantora decidiu viver uma vida mais reclusa, o que acabou piorando a situação. Foi apenas em 2011, depois de dar à luz ao seu filho e de passar por uma cirurgia vocal, que Adele conseguiu abrir mão do álcool e do cigarro.

2. Demi Lovato

A cantora começou a usar drogas com 17 anos, inicialmente ela diz que começou com Álcool e cocaína e achava que era uma maneira de enturmar, pois em decorrencia do bullyng que sofreu quando criança ela tinha uma dificuldade de socialização. Depois de diversas polémicas e sua dependência ficando cada vez mais grave  a cantora passou um ano internada em uma clínica de reabilitação, da qual acabou se tornando sócia, e conseguiu ficar sóbria durante alguns anos. Em junho de 2018 Demi lançou a música “Sober”, em que confessava que não estava mais sóbria. E apenas um mês depois do lançamento da música, Demi foi vítima de uma overdose.

1. Elton John

O lendário cantor com vários vícios como drogas, álcool, sexo e compras, além de transtornos alimentares como bulimia; todos esses problemas foram retratados no filme biográfico Rocketman. O pior momento de Elton John foi quando ele fez  abusos de álcool e drogas após a gravação do clipe de “I’m Still Standing” em 1983, quando ao acordar o cantor estava com as mãos trêmulas e não se lembrava de ter ficado nu no dia anterior, muito menos de ter batido em seu empresário John Reid e ter destruído um quarto de hotel. O cantor foi de liberta dos seus vícios apenas em 1990, “I’m Still Standing” se tornou o hino de superação de Elton John, que neste ano completa 31 anos de sobriedade