Press "Enter" to skip to content

10 Obras de Arquitetura Barroca pelo mudo

Por Lígia Saba 

O barroco é um estilo artístico que surgiu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à contrarreforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. Na arquitetura, o barroco é caracterizada pela complexidade e pela busca de efeitos impactantes e teatrais. Também caracteriza-se por uma preferência por plantas axiais ou centralizadas, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, pela exploração de efeitos dramáticos de luz e sombra, e pela integração entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes decorativas em geral.

Para você conhecer um pouco mais sobre a arquitetura barroca, preparamos uma lista com 10 construções ao redor do mundo erguidas durante o período.

10. Palácio de Versalhes – Versalhes, França

É um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.

09. Palácio de Schonbrunn – Viena, Áusria

É um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria, e está localizado no Hietzing, o 13º distrito de Viena. Construído como residência para a imperatriz Leonor Gonzaga entre 1638 e 1643, o palácio foi severamente danificado durante o segundo cerco turco a Viena, em 1683. A construlçao só foi reformada e expandida para a sua forma atual em 1743, sob o comando da imperatriz Maria Teresa, por Nikolaus von Pacassi e Johann Ferdinand Hetzendorf von Hohenberg.

08. Igreja de Santo Antônio – Cairú, Brasil

Sua construção teve início em 1654 e levou um século para ser terminada. A fachada da igreja é uma obra-prima, sendo considerada a primeira manifestação do barroco arquitetônico no Brasil, e um expressivo e influente exemplo da arquitetura franciscana no país, imitada em vários outros templos nacionais. Seu interior foi extensamente reformado no século XIX, perdendo-se grande parte da luxuosa decoração original, mas ainda sobrevivem muitos elementos autênticos que dão uma ideia da primitiva suntuosidade do conjunto.

07. Matriz de Santo Antônio – Tiradentes, Brasil

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, no Brasil, e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Suas origens estão ligadas á própria fundação da cidade, o antigo Arraial Velho do Rio das Mortes. Uma primeira capela foi erguida em data incerta, tornando-se a sede da primeira freguesia da Comarca do Rio das Mortes.

06. Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos – Congonhas, Brasil

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas, localizado no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais. A igreja é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. O adro é ornado com doze estátuas de profetas em pedra-sabão e as capelas contêm grupos escultóricos em madeira policromada que representam passos da Paixão de Cristo, estátuas criadas pelo Aleijadinho.

05.  Igreja de Santiago da Compostela – Galiza, Espanha

A Catedral de Santiago de Compostela é um templo católico situada na cidade de Santiago de Compostela, capital da Galiza, Espanha. É a sé da arquidiocese homónima e foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a Reconquista Cristã, tendo sofrido depois várias reformas que lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos.

04. Igreja Karlskirche – Viena, Áustria

A bela igreja dedicada a São Carlos Borromeu, foi erguida entre 1716 e 1739. Trata-se de uma construção suntuosa, de autoria do arquiteto barroco Johann Fischer, e que por dentro é toda decorada com afrescos de Johann Rottmayr.  Um elevador conduz o visitante até a bela cúpula, de 72 metros de altura, onde é possível ver de perto a riqueza e os detalhes dos afrescos. Dentro do templo, você também vai encontrar o museu Borromeo, com um acervo de artigos religiosos.

03. Basílica de São Pedro – Vaticano

A Basílica de São Pedro é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.  É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo, Rafael e Bernini.

02. Mosteiro da Serra do Pilar –  Vila Nova de Gaia, Portugal

O Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar localiza-se numa elevação denominada Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, Portugal. O Mosteiro pertencia à Ordem de Santo Agostinho e a sua edificação teve início em 1538 e prolongou-se pelos séculos seguintes, em diversas etapas de construção que alteraram significativamente o desenho inicial. O mosteiro é considerado um dos mais notáveis edifícios da arquitetura clássica europeia devido ao seu excepcional valor arquitetônico e ao caráter singular da sua igreja e do seu claustro, ambos circulares e com a mesma dimensão.

01. Igreja de São Francisco de Assis – Ouro Preto, Brasil

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto, Brasil, construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó. É um dos monumentos mais significativos da arte colonial, uma das mais conhecidas igrejas brasileiras daquele período e uma das mais celebradas criações do mestre Aleijadinho, que elaborou o projeto básico da fachada e da decoração em relevos e talha dourada, realizando pessoalmente diversos de seus elementos.