Press "Enter" to skip to content

10 obras de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro e veio a falecer em 29 de setembro de 1908. Foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura Brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Confira agora as 10 obras do melhor escritor do Brasil Machado de Assis

Por: Barbara Zani

10. Ressurreição 

O primeiro romance publicado de Machado de Assis, a história de amor cheia de idas e vindas. Doutor Félix e a viúva Lívia são os protagonistas de um amor turbulento, cheio de ciúmes e desconfianças que são esmiuçados pelo autor quando invade a mente de seus personagens. Além do casal principal, outros personagens também têm suas personalidades levemente aprofundadas pelo autor.

9. Dom Casmurro

a obra-prima de Machado de Assis, lançada em 1899. A história é toda contada da perspectiva de Bento Escobar, um advogado que, sozinho, angustiado e triste, decide escrever sobre o seu romance com Capitu. A trama gira em torno de um fantasma que o assombra: o fato de acreditar que seu filho, Ezequiel, é fruto da traição de sua esposa com o seu melhor amigo, Escobar.

8. Memórias Póstumas de Brás Cuba 

Um romance contado da perspectiva de um morto, lançado em 1880. O narrador é o herdeiro da rica família Cubas e vai costurando com muita ironia e inteligência os fatos de sua vida.

7. O Espelho

O livro que conta a história de Jacobina, um oficial que faz de um espelho herdado pela tia a sua janela para o autoconhecimento. A história que conta aos seus colegas sobre como todos têm uma alma exterior e outra interior dá um nó proposital na nossa percepção do que é “ser”.

6. Quincas Borba

É uma continuação da história contada em Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas dessa vez em terceira pessoa. O professor Rubião herda a fortuna de Quincas Borba, um filósofo que tem sua morte narrada no livro de 1880. Mas o que poderia ser uma dádiva na vida de Rubião acaba se tornando a sua decadência pois, ingênuo e apaixonado, acaba se perdendo e enfrentando um trágico destino nas mãos do casal de “amigos”, Cristiano e Sofia.

5. O Alienista

O livro que conta com o Dr. Bacamarte,  como protagonista desta obra lançada em 1882. Machado de Assis explora os limites da sanidade e faz críticas sociais poderosas, sem perder um humor genial e uma ironia fulminante.

4. Pai Contra Mãe

O livro que faz parte da coletânea de livros Relíquias da Casa Velha (1906). Narra a aventura de Cândido Neves, um homem que sobrevive da “recuperação” de escravos fugitivos. O narrador relata o momento quase vinte anos após o fim oficial da escravidão. Há escassez de trabalho para Cândido que, desesperado com um filho faminto nos braços, comete atrocidades para conseguir a recompensa por uma escrava, a tal “mãe” do título.

3. Esaú e Jacó

Nele, os personagens são muito reais, há a ironia e melancolia clássica de sua época de ouro em Dom Casmurro. O livro conta a história de dois irmãos gêmeos irreconciliáveis que “desde o ovo” são rivais em tudo. É também uma história de embate entre monarquia e república. Recentemente, a narrativa inspirada no livro de Machado foi adaptada para a TV pela Rede Globo, com a minissérie Dois Irmãos.

2. Casa velha 

história de Casa Velha começa com um padre que pretende escrever uma obra sobre a formação do Primeiro Reinado no Brasil e, para isso, investiga a casa de um ex-ministro buscando documentos que seriam úteis para a sua pesquisa. No romance, não é revelado o tempo em que a história se passa. Durante esta investigação, o padre acaba se tornando íntimo da família e conhece Dona Antônia, proprietária da casa, e seu filho Félix. O padre também torna-se próximo de uma agregada da casa chamada Lalau, que seria sua possível paixão.

1. Memorial de Aires

O último romance escrito por Machado de Assis, publicado no mesmo ano de sua morte, 1908. Está organizado como uma série de entradas em um diário e, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, não tem um enredo único, mas compõe-se de vários episódios e anedotas que se interpermeiam.