Press "Enter" to skip to content

10 oleaginosas comestíveis

Última atualização 01/06/2021 | 15:29

Por Lígia Saba 

As oleaginosas são vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos por meio dos processos adequados. Os óleos extraídos são substâncias insolúveis em água, que na temperatura de 20° C exibem aspecto líquido. As gorduras distinguem-se dos óleos por apresentar um aspecto sólido à temperatura de 20° C. Dentre as principais oleaginosas comestíveis estão as nozes e castanhas, suas gorduras do bem, são capazes de diminuir o colesterol, prevenir doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce, entre outros benefícios. Pensando nisso preparamos uma lista com 10 desses alimentos e seus benefícios para a saúde.

10. Amêndoas

É uma espécie de árvores de folhas caducas da família Rosaceae, a semente do seu fruto é geralmente considerada como um fruto seco: a amêndoa. Entre outros benefícios, ingerir uma pequena porção de amêndoas diariamente pode ajudar tratar e prevenir a osteoporose, diminuir as cãibras, diminuir a retenção hídrica e diminuir a pressão alta.

09. Avelã

Avelã é um fruto da árvore aveleira (Corylus avellana), que tem forma arredondada ou ovoide e casca muito resistente. O que comemos da avelã é a semente que encontra-se em seu interior. Dentre seu benefícios estão: promover a saúde cardiovascular, fortalecer o cérebro e a memoria, controlar o açúcar no sangue e ajuda a reduzir o peso.

08. Amendoim

Apesar de ser rico em gorduras e por isso possuir muitas calorias, o amendoim também possui um elevado teor de proteínas, o que faz com que seja uma fonte saudável de energia.

07. Castanha do Pará

É uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente. A castanha promove a saúde do coração, mantém o cabelo e as unhas saudáveis, reduz a pressão alta e fortalece o sistema imunológico.

06. Castanha de cajú

A castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e é uma excelente aliada da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração e em minerais como magnésio, ferro e zinco, que previnem anemia e melhoram a saúde da pele, das unhas e do cabelo.

05. Pistache

pistache é uma fruta que cresce na árvore de nome científico Pistacia, sendo conhecida por ser uma fonte de gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes. O pistache contém nutrientes essenciais e auxilia a perda de peso, faz bem para a saúde do coração e do intestino, entre outros benefícios.

04. Macadâmia

A macadâmia é um fruto rico em nutrientes como fibras, proteínas, gorduras saudáveis, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, e vitaminas do complexo B e vitamina A e E, por exemplo. Além de ser um fruto saboroso, a noz de macadâmia apresenta vários benefícios para a saúde como combater radicais livres, melhorar o funcionamento do intestino, ajudar na perda de peso e proteger contra o diabetes e doenças do coração.

03. Nozes

Nozes são da mesma família que a avelã e as castanhas, portanto, são oleaginosas e também servem como um petisco delicioso. Ricas em vitaminas e minerais, além de ômega-3 e ômega-6, as nozes contém, com certeza, diversos benefícios à saúde. Principalmente, são fontes de boas gorduras.

02. Pinhão

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Dentre seus benefícios estão: protege o sistema cardiovascular, regula o intestino, indicado para quem tem anemia erc.

01. Pinole

Devido ao seu alto teor de fibra e à demorada digestão, o pinole propicia a sensação de saciedade. Assim, quem o consome permanece “cheio” por várias horas, evitando que comam em excesso. Além disso, melhora o funcionamento intestinal e, como consequência, do organismo como um todo. Também, por geralmente conter coco em sua composição, ajuda na queima de gordura.