Press "Enter" to skip to content

10 Países com governos corruptos

A ONG Transparencia internacional publicou o Índice de Percepção de Corrupção (IPC) todos os anos desde 1995, que é o principal indicador de corrupção global. A escala varia de 0 a 100-0 para danos graves e 100 para nenhum dano. Esta pesquisa foi conduzida em 180 países / regiões, e o CPI adotou uma abordagem rigorosa. Ele usa dados de várias fontes para traduzir as opiniões de especialistas e do setor privado em corrupção no setor público do país sob investigação. Não há dados específicos sobre o presidente mais corrupto do mundo

Confira os 10 países mais corruptos

Por: Bárbara Zani

10. Somália (África)

Nota: 9

Somália foi um centro de navegação do mar e, atualmente, tem feito notícia por causa de seus piratas modernos que assolam o mar. A guerra civil e a pobreza extrema têm devastado o país, que antigamente era um centro cultural da região.

9. Sudão do Sul (África)

Nota: 12

o Sudão do Sul é (por enquanto) o país mais novo do mundo. Mas a guerra de independência travada com o outro Sudão não resolveu os problemas do país. Há muita pobreza e o governo.

8.  Síria (Oriente Médio)

Nota: 13

Neste momento, a Síria está sendo usada como palco para vários conflitos internacionais. Não há apenas dois lados na guerra, há vários grupos com interesses diferentes e todos estão jogando sujo. No início de 2020, ao entrar no 10º ano de guerra, os sírios já contabilizavam quase 400 mil vítimas.

7. Iêmen (Oriente Médio)

Nota: 15

Apesar de ser uma das poucas repúblicas democráticas da região, a corrupção no Iêmen tem aumentado por causa da guerra civil, um golpe de estado e tensões com a Arábia Saudita.

6. Venezuela (América do Sul)

Nota: 16

O país é conhecido por ter o maior número de assassinatos, um regime cada vez mais opressivo e muita instabilidade social. O país perdeu algumas posições no ranking de corrupção nos últimos anos e hoje já se encontra entre os 5 mais corruptos do mundo.

5. Afeganistão (Oriente Médio)

Nota: 16

O país foi um dos primeiros grandes centros de civilização e ainda hoje é um lugar importante na Ásia. A guerra e os problemas com os talibãs deram muito espaço para a corrupção e muitos oficiais recebem propinas.

4. Sudão (África)

Nota: 16

Sudão deixou de ser o maior país da África porque o Sudão do Sul se separou do resto do país, depois de uma guerra sangrenta. Os dois lados têm lutado por motivos religiosos e pelo controle de recursos naturais, incluindo o petróleo da região.

3. Coreia do Norte (Ásia)

Nota: 17

O poder está todo nas mãos do ditador do país, que pode fazer o que bem quiser, e a elite vive bem à custa da miséria da maioria da população.

2. Haiti (América Central)

Nota: 18

No final de 2019, após 15 anos da chegada dos capacetes azuis ao Haiti, a missão de paz da ONU foi concluída. Mas, a julgar pela série de protestos provocada pela insegurança, a escassez de combustíveis, a fome e a corrupção, parece que a crise política e social ainda está longe de ter chegado ao fim.

1. Camboja (Ásia)

Nota: 20

A ditadura vivida pelo país nos anos 70 perseguiu opositores, manteve campos de concentração e perpetrou um verdadeiro genocídio, vitimando cerca de 2 milhões de pessoas. Desde 1985, o país é comandado pelo primeiro-ministro Hun Sen. Com o principal partido de oposição na ilegalidade, o autoritarismo continua no país