Press "Enter" to skip to content

10 países que a monarquia resistiu

Última atualização 30/04/2021 | 10:51

Por: Estefhanny Garcia

 

Mesmo estando em 2021, parece um pouco “fora de moda” pensar em príncipes, princesas, reis e rainhas atualmente. Mas a verdade é que famílias reais ainda existem em vários países, mesmo em alguns casos o único poder de fato seja apenas o da imagem.

 

10 – Tonga

O arquipélago localizado ao leste da Austrália é governado pelo rei Tupou VI desde 2012 pelo sistema de uma monarquia constitucional. O rei tem o poder de vetar ou executar todos os documentos elaborados pelas outras casas que formam o sistema politico do país.

 

9 – Emirados Árabes Unidos 

Os Emirados Árabes Unidos conta com um sistema de governo diferente das outras monarquias, a nação é formada por sete emirados e cada um possui um monarca diferente com poder absoluto sobre seu território. São conhecidos mundialmente como Shakes e são donos de clubes de futebol, companhias aéreas e construções incríveis que mostram que com investimento, praticamente tudo é possível para o ser humano. Juntos, eles tomam as decisões para o país.

 

8 – Arábia Saudita

Salman bin Abdul Aziz Al Saud assumiu o poder em 2015, mas sua família está no poder do país desde 1932, quando seu pai Ibn Saud fundou a nação, o país é considerado um dos mais radicais do planeta em relação aos direitos das mulheres e dos homossexuais.

 

7 – Brunei

Localizado no sudoeste asiático, é um dos menores países do mundo e considerado um sultanato islâmico, considerado uma espécie de monarquia absolutista. Hassanal Bolkiah é o sultão do país desde 1968 e um dos homens mais rico do planeta, tendo sua fortuna avaliada em mais de US$20 bilhões. Mas a riqueza do país, que vem principalmente do petróleo e do gás natural, não fica restrita apenas a família real, de acordo com o banco mundial, o país tem o quinto maior PIB per capita do mundo, e sua população representa o 30° melhor índice de desenvolvimento humano do planeta. O Brasil ocupa a 79° posição.

 

 

6 – Japão

O Japão também funciona sob uma monarquia constitucional, mas em vez de um rei ou príncipe o país tem um Imperador. Com 84 anos de idade Akihito é considerado o 125° imperador do Japão e está no cargo desde 1989. Seu filho Naruhito, assumiu o posto em 2019, após a aposentadoria do pai e foi a primeira vez em 200 anos que um imperador passou seu trono ainda em vida.

 

5 – Vaticano

Apesar de ficar dentro de Roma o vaticano é um estado independente, e o menor do planeta, tendo a figura do Papa para representar seu poder. Atualmente o Argentino Francisco I é a figura do rei absolutista da cidade que tem menos de mil habitantes e é a matriz da igreja católica. Mesmo sendo um tipo de monarquia o “Trono” não é passado de pai para filho, mas sim por meio de eleições realizadas entre cardeais.

 

4 – Mônaco

Mônaco é um principado, como o nome sugere é um país governado por um príncipe, Albert II ele é a autoridade máxima da segunda menor área soberana do mundo. Ao contrario de outras monarquias, o príncipe tem autoridade máxima sobre tudo, desde a criação de leis até a entrega do troféu do grande premio de Mônaco de formula 1.

 

3 – Luxemburgo 

O minúsculo país que fica entre a Alemanha, França e Bélgica, não tem um rei, mas um grão-duque. Henrique de Luxemburgo é a única pessoa no mundo que possui este titulo. Mas mesmo assim seu poder é limitado.

 

2 – Holanda 

A Holanda também tem um rei,  William-Alexander é o líder da casa Orange-Nassau desde 2013, e assim como as outras monarquias Europeias, exerce um papel figurativa, participando principalmente de celebrações e reuniões diplomáticas.

 

1 – Espanha 

Assim como a Inglaterra a Espanha é uma monarquia parlamentarista, e sua família real atua de maneira semelhante a da família real Britânica, ou seja simbólica.  O atual rei é Felipe VI, que assumiu o trono em 20014 após a renuncia de seu pai, o rei Juan Carlos, que estava no cargo desde 1975. Eles pertencem a casa real de Bourbon, que surgiu em 1268 na França.