Press "Enter" to skip to content

10 palavras que usamos hoje que vieram da mitologia grega

Muitas das palavras que usamos hoje são derivadas dos mitos, deuses e seres sencientes desse mito. Aprenda algumas palavras em português que se originaram das histórias de Zeus e outros deuses gregos.

Confira agora as 10 palavras e suas origens

Por: Barbara Zani

10. Eco, da ninfa “Eco”

Eco da mitologia grega era uma bela ninfa da montanha, que costumava distrair a deusa Hera com contos fascinantes, enquantoZeus esse tempo tirando proveito de outras ninfas sedutoras. Hera descobriu, namaldiçoou Eco, arrancando-lhe sua voz e a deixando apenas capaz de repetir as palavras que outras pessoas falavam.

9. Atlas do titã “Atlas”

Atlas era o nome do Titã que foi forçado a segurar o mundo nos ombros por toda a eternidade, por ter se voltado contra Zeus e os outros.

8.Cronológico e crônico, do titã Cronos

Ambas as palavras se originam do titã Cronos, pai de Zeus e deus grego do tempo.

7. Mentor de “Mentor”, uma das formas da deusa Atena

Mentor era o nome de um ancião amigo de Odisseu. Quando o herói partiu para a Guerra de Tróia, ele deu à Mentor a responsabilidade de cuidar de seu filho, Telêmaco. Quando Atena visitou Telêmaco, ela se disfarçou como se fosse o ancião, para permanecer escondida das pessoas de Ítaca. Durante esse tempo, ela orientou Telêmaco, lhe ensinando valores, a ter força de vontade e coragem.

6. Hermafrodita, do deus Hermafrodito

Filho de um romance adúltero entre Hermes e Afrodite, e por isso esse nome. No mito, esse deus nasceu tanto com os órgãos masculino quanto feminino, e não tinha gênero definido.

5. Graça de “Cháris”, três deusas gregas

Termo tem origem no trio de deusas gregas Cháris. Tália, Eufrosina e Aglaia eram filhas de Zeus, e simbolizavam a beleza, o charme e a alegria.

4.Erótico, do deus Eros

Filho de Afrodite, e deus do amor e do desejo sexual. Suas intervenções frequentemente faziam com que deuses e mortais se apaixonassem, muitas vezes mesmo quando já eram casados.

3. Hipnose de Hipnos, o deus do sono

Sua origem no deus do sono Hipnos, que morava em uma caverna escura onde o sol nunca penetrava. Sua casa não tinha portas ou janelas, para que ele não fosse despertado. Outras palavras foram derivadas de seu nome romano, Somnus, como a “insônia”.

2. Morfina, do deus Morfeu

Famosa droga usada para aliviar dores intensas e que coloca a pessoa em um estado quase de sonho recebeu esse nome devido ao filho de Hipnos, Morfeu.

1. Afrodisíaco, da deusa do amo Afrodite

Nos festivais de homenagem à deusa, ela era representada por suas sacerdotisas, que eram prostitutas. Esses rituais eram considerados “afrodisíacos”, o que deu origem ao termo.