Press "Enter" to skip to content

10 parques para visitar em Goiânia

Por Lígia Saba 

Goiânia é considerada como uma cidade verde, repleta de parques, algo que faz parte de todo o processo de fundação e construção da cidade. Ao todo, são 42 parques e bosques  na capital, o que garante por habitante de Goiânia uma área verde sete vezes maior do que a considerada mínima pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses espaços com muito verde e sombras, são ótimos destinos para quem quer ar puro,  fazer exercícios, fazer um piquenique, curtir um passeio com a família ou simplesmente admirar a vista. Então da uma olhada nessa lista que o Diário do Estado preparou com 10 desses parques e bosques incríveis.

10. Bosque do Buritis 

O Bosque dos Buritis é uma área verde de Goiânia que trata-se do mais antigo patrimônio paisagístico da capital.  Com mais de 124 mil m², faz parte do projeto original da cidade e possui três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti.  Além de ser um ótimo lugar para fazer um piquenique e passear com a família, de manhã ou no fim da tarde, o local também abriga o  Museu de Arte de Goiânia (MAG), com entrada gratuita, o Centro Livre de Artes, com aulas de artes a preços populares, além do Orquidário.

Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-010

9. Parque Marcos Veiga Jardim 

Inaugurado em 2016, o Parque Marcos Veiga Jardim é o parque de Goiânia ideal para quem deseja praticar esportes, principalmente skate, patins e jogos coletivos. Afinal, além de uma das  pistas de skate públicas mais modernas do Brasil, que contempla as modalidades street e bowl, o local conta com várias quadras poliesportivas. Uma coisa importante é que ao contrário da maioria dos parques de Goiânia, o Marcos Veiga Jardim é fechado durante a noite.

Endereço: Av. Ayrton Senna – Alphaville Araguaia, Goiânia – GO, 74884-591

8. Jardim Botânico

 

O Jardim Botânico de Goiânia é o maior parque da cidade, com 1 milhão de m². Fundado em 1978, no Setor Pedro Ludovico,  o local ainda é pouco explorado pela população. É formado por floresta semidecidual, que é o bioma predominante em Goiânia, típico de regiões com estações de chuva e seca bem definidas. A chamada “Área 1” do Jardim Botânico concentra a maior parte das atrações, como a Ilha das Borboletas, hortas e jardins. Além disso, o parque tem 3 nascentes do Córrego Botafogo, que podem ser acessadas por uma trilha de 640 m. Porém, só é possível percorrê-la com autorização e acompanhamento da administração por questões de segurança.

Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO, 74853-120

7. Parque Lago das Rosas 

Construído na década de 40, trata-se do primeiro parque da capital. Sua área de mais de 300 mil metros quadrados conta com atrações como lagos e um pedalinho incrível que atraí a atenção principalmente dos casais e das crianças. Este parque de Goiânia também abriga o Zoológico de Goiânia, com um plantel de 400 animais, dos quais 200 foram reproduzidos em cativeiro. Este espaço tem grande relevância cultural e histórica para Goiânia, com obras em art déco, como o trampolim em um dos lagos, e a mureta. Ou seja, são obras do estilo arquitetônico característico da capital.

Endereço: esquina com a – Alameda das rosas, R. R 3 – oeste, Goiânia – GO, 74110-060

6. Parque Vaca Brava 

Um dos parques mais visitados da capital, o Vaca Brava tem como principais atrativos um belo lago e um charmoso bosque, perfeitos para apreciar o por do sol se deliciando com uma água de coco. Um dos cartões postais da cidade o local é cercado por prédios e tem sempre pessoas se exercitando na pista de cooper ao redor do parque ou nas  academias ao ar livre.

Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-240

5. Parque Areião 

O local conta com pista de corrida, estação de ginástica, parque infantil, lago e área de preservação permanente com vegetação de floresta e espécies de fauna nativa. O Parque Areião foi inaugurado em 1938 e tem 240 mil m². O lugar contempla três bairros de Goiânia, os setores Sul, Marista e Pedro Ludovico. Na área, há três nascentes e uma ampla reserva florestal, que é possível acessar por meio de uma trilha muito bonita.  Além disso, este parque de Goiânia conta ainda com uma Vila Ambiental e com o belíssimo Anfiteatro Natural, cercado por bambus e natureza.

Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370

4. Parque Beija-flor

São mais de trinta e cinco metros quadrados de muito verde! O local é bastante procurado não apenas pelos moradores de áreas próximas, como por aqueles que querem praticar esportes. O parque possui lago com fonte, espaço para crianças, estação de ginástica, pista de cooper e caminhos internos.

Endereço: Av. Prof. Venerando de Freitas Borges – St. Jaó, Goiânia – GO, 74673-010

3. Parque Botafogo

Localizado bem no centro da cidade de Goiânia, o parque conta com lago, pista para caminhada, espaços para ginástica e quadras. Com uma área de mais de 172 mil metros quadrados, o lugar é ideal para quem procura manter o contato com a natureza, já que está localizado numa área de mata fechada.

Endereço: Marginal Botafogo, 1320 – St. Central, Goiânia – GO, 74055-235

2. Parque Cascavel 

Inaugurado em 1999, com uma área aproximada de 230.150,97 metros quadrados metros quadrados, o local possui um grande lago, um bosque e ambientes para a pratica de esportes e lazer, como uma extensa pista de cooper de aproximadamente 3,5 km com pavimento permeável, estações de ginástica, mirante, playground e quiosques de lanche, entre outras atrativos.

Endereço: R. do Parque, 135 – Jardim Atlântico, Goiânia – GO, 74343-020

1. Parque Flamboyant 

Inaugurado em 2007, o Parque Flamboyant possui pouco mais de 125 mil m² de extensão. É um espaço para passear e se refrescar ao longo do dia. É comum ver pessoas praticando esportes, fazendo piquenique e observando os dois lagos.  Há alguns quiosques no local, com água de coco e açaí. O comércio em torno deste parque de Goiânia também contempla pizzarias e sorveterias. Além disso, a área verde tem espaço para ginástica, parque infantil, ciclovia e pista de caminhada. É comum, no final de semana, ocorrem aulas gratuitas de yoga ou Tai Chi Chuan.

Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080