Press "Enter" to skip to content

10 peças do vestuário masculino que nunca saem de moda

Por Lígia Saba

A moda é algo inconstante que está sempre trazendo novas peças e deixando de lado outras, apesar disso, alguns produtos seguem firmes sendo usados e adorados por várias décadas. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 clássicos do vestuário masculino que você provavelmente já viu o já usou para compor algum look.

10. Calça Jeans 

Quando as calças jeans deixaram de ser vestidas exclusivamente como peças de uniforme por marinheiros italianos e operários americanos para caírem no gosto popular, poucos imaginariam que a peça perduraria por tanto tempo. Hoje, essa calça feita com brim (um tecido mais pesado de algodão) ocupa um lugar de destaque em qualquer guarda-roupa e é uma peça coringa para se usar no dia a dia por sua versatilidade e durabilidade.
9.  Calça Chino 
Meio-termo entre a calça jeans e a calça social, a calça chino (chamada assim por causa de seu tecido, que era fabricado na China) é também muito conhecida como calça de sarja devido seu histórico militar, já que os soldados ingleses usaram o modelo durante a Segunda Guerra Mundial.
8. Camiseta Preta 
Independente da ocasião, uma camiseta pode ser uma peça-chave indispensável no seu visual. Principalmente nas cores preta. Combinações tanto com calças jeans quanto chino ajudam a compor o visual.
7. Camisa Social Branca
Uma peça bastante simples, mas ainda charmosa e elegante, a camisa social pode ser usada tanto socialmente quanto casualmente, sendo uma peça indispensável no guarda-roupa masculino.
6. Camiseta Polo
Simples, discreta e elegante, a camisa polo vai bem em qualquer lugar e ocasião. A peça, que tem origem lá atrás, em 1926, é hoje uma das mais versáteis do guarda-roupa masculino e um verdadeiro coringa para compor o visual.
5. Jaqueta
Mesmo décadas depois dos personagens de James Dean e Marlon Brando, por meio do cinema, introduzirem a jaqueta no vestuário masculino, a peça segue firme no visual de muito homens.
4. Blazer
Peça clássica, o blazer tem uma história interessante. Tudo começou quando um marinheiro britânico encomendou uma roupa diferente para a tropa receber a visita da rainha Vitoria, desde então a peça é uma das mais clássicas no vestuário masculino.
3. Casaco Trench Coat
Outra peça com um passado histórico marcante, os trench coats (casacos de trincheira) são chamados assim por terem sido usados primeiro pelos soldados britânicos. Criada em 1895, a peça foi feita de um tecido revolucionário, o gabardine, desenvolvido e patenteado pela Burberry.
2. Mocassim
O mocassim é o clássico dos calçados masculinos. Ele pode ser um pouco mais formal ou casual e usados com ou sem meias.
1. Camisa xadrez 
A estampa xadrez surgiu a partir do tartan cruzado dos kilts usados pelos rebeldes das montanhas escocesas como marcas indicativas de cada clã. A estampa caiu no gosto popular e ainda hoje é uma peça chave para compor looks tanto femininos quanto masculinos.