Press "Enter" to skip to content

10 Peixes para criar em aquário

Por: Estefhanny Garcia

 

Todo bichinho de estimação precisa de tempo e dedicação, os peixes são considerados os mais fáceis de se cuidar, se comparados com outros pets. Uma das primeiras duvidas de quem pretende ter um aquário em casa é sobre quais espécies de peixes são mais indicadas para viverem em uma redoma de vidro. Na lista a seguir, vamos indicar algumas espécies de peixe que são próprias para se criarem em aquários.

 

10 – Platys

Esses peixinhos são coloridos e lindos, além disso eles são bastante sociáveis dentro de aquários. Após algum tempo, essa espécie tende a se reproduzir dando mais vida ao ambiente com novas cores, por isso alguns petshops indicam comprar pelo menos um casal dessa espécie. Esses peixes são ideais para aquários doces, mas fiquem atentos, evite colocar outras espécies no mesmo aquário, elas podem comer os filhotes platys.

 

9 – Molly 

Esse é um peixinho bem versátil, ele consegue se adaptar tanto em aquários de água doce como salgada, também é indicado comprar um casal dessa espécie caso você queira que eles tenham filhotes. Esses são os tipos de peixes que precisam de plantinhas dentro do aquário, já que essa espécie é acostumada a se esconder para não serem devorados.

 

8 – Coral Beauty 

Esses peixinhos extremamente bonitos e com cores bastante diferenciadas, apesar do nome esses peixes não gostam muito de corais. Eles são fãs de esconderijos, por isso essa espécie de peixe é indicada para aquários maiores, segundo alguns veterinários o aquário ideal para essa espécie é um que contenha mais de 200 litros. Essa espécie de peixe se alimenta de algas marinhas e também de outros alimentos próprios para peixes.

 

7 – Dottyback 

Em seu habitat natural essa espécie pode chegar a 7 cm, mas em cativeiro ela pode chegar a 5 cm. Esse peixe é considerado um dos mais fáceis de criar em aquários, ele é bem colorido e seu nado se assemelha a uma cobra. Eles também gostam de se esconder, por isso esses peixes são indicados para aquários de corais, eles são grandes defensores de território e não se intimidam facilmente, inclusive encaram peixes maiores que seu próprio tamanho. Os Dottyback se alimentam de camarão fresco ou congelado além de flocos de grãos.

 

6 – Peixe Betta

Essa é uma espécie bem famosa entre pessoas que possuem aquários, o betta é um peixe ornamental, mas ele é uma exceção a regra de se comprar um casal, o betta ao contrário de outras espécies de peixes não se dão bem em cardume. O peixe betta é briguento, se colocar 2 peixes da mesma espécie em um ambiente eles vão brigar até que um deles morra. Por isso essa é uma espécie que vive em aquários pequenos, no geral ele vivem até 2 anos de idade e se alimentam de ração própria para a espécie.

 

5 – Peixe Dourado 

Os peixes dourados são extremamente bonitos e resistentes, essa espécie de peixe vive até 4 anos se forem bem cuidados, os peixes dourados são bem pacíficos por isso podem ser colocados dentro de aquários com outras espécies.

 

4 –  Peixe Arco-íris 

A espécie é bastante colorida, por isso o nome, o peixe -arco-íris é indicado para aquários de pessoas que gostam de muita vivacidade. Essa espécie gosta de viver em grupo de preferencia com mais de 6 peixes, assim eles ficam felizes. Por isso se você decidir compara um peixe arco-íris é bom ter um aquário maior para que toso possam se mover livremente.

 

3 – Danios 

Essa espécie é considera um pouco agressiva, mas eles gostam de viver em grupo, é indicado o uso de 10 litros de água para cada peixe. O Danio é um peixe bastante comum e pode ser encontrado em riachos que possuem rochas e vegetação. Em seu habitat natural, eles se alimentam de vermes e insetos, mas em aquários podem se alimentar de rações. Se bem cuidados eles podem viver até três anos.

 

2 – Peixe Disco 

Essa é uma das espécies que não suporta viver sozinho, ela precisa de companhia, caso contrario se recusam a se alimentar e morrem. Por isso o ideal é ter mais peixes da mesma espécie no aquário, eles são bastante resistentes e podem viver 10 anos quando bem cuidados e devem ser criados em água doce.

 

1 – Peixe Palhaço

Esses são peixes fáceis de criar em aquário, o peixe palhaço ficou famoso principalmente pelo filme da Pixar “Procurando Nemo”. Estima-se que existam mais de 30 variações da espécie, todos bastante coloridos, entretanto sua coloração mais conhecida é a alaranjada.