Press "Enter" to skip to content

10 personagens do filme Shang-Chi

Inserido na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, chegou hoje aos cinemas brasileiros, dia 02 de setembro, o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Composto por um elenco 98% asiático, a produção narra a história do primeiro protagonista asiático da Marvel (interpretado por Simu Liu), um jovem chinês criado por seu pai em reclusão e treinado em artes marciais. A história do herói foi baseada em uma HQ de 1970, sendo que nas publicações originais, Shang-Chi era filho de Fu Manchu, um vilão capaz até de roubar a vida do próprio irmão e garantir a imortalidade. Em 2015, quando a Marvel foi impedida de usar Fu Manchu, ela deu uma nova origem ao personagem, em uma nova versão que é contada no filme solo do herói. Confira abaixo uma lista com informações sobre 10 dos principais personagens que compõe a narrativa cinematográfica.

10. Tim Roth – Abominável

O ator inglês Tim Roth está de volta ao Universo Cinematográfico da Marvel após 13 anos afastado da franquia. Tim interpretou o vilão Abominável em O Incrível Hulk (2008), no qual contracenou com o Bruce Banner de Edward Norton. O retorno do personagem foi promovido pelo filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, como uma prévia do que está por vir na série She-Hulk. 

9. Ronny Chieng – Jon Jon 

O comediante e ator malaio, Ronny Chieng interpreta o excêntrico e leal Jon Jon, braço direito de Xialing no Golden Daggers Club.

8. Florian Munteanu – Razor Fist 

Conhecido por interpretar o antagonista Viktor Drago no filme Creed II, estrelado pelo astro Michael B. Jordan, o ator Florian Munteanu vive Razor Fist, um dos soldados mais leais de Wenwu, que encontrou uma família e um propósito na organização Dez Anéis. Ele subiu na hierarquia para se tornar um dos lutadores mais fortes e brutais da organização.

7. Fala Chen – Li

Conhecida por seus papéis em séries dramáticas de Hong Kong, incluindo Steps, Triumph in the Skies II e Lives of Omission, a atriz interpreta Li em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. A personagem é um espírito independente e uma artista marcial habilidosa, além de ser a benevolente e dedicada mãe de Shang-Chi e Xialing.

6. Michelle Yeoh – Ying Nan 

A atriz e bailarina malaia Michelle Yeoh, mais conhecida por suas participações em filmes chineses de artes marciais, como O Time e o Dragão, e por interpretar Bond Girl no filme 007 – O Amanhã Nunca Morre, está representando o papel de Ying Nan, tia de Shang-Chi e Xialing. Trata-se de uma respeitada líder e guerreira de Ta Lo – um reino místico da Marvel – e apresenta uma conexão positiva e estimulante com sua irmã Li.

5. Meneg’er Zhang – Xialing 

Xialing é a irmã afastada de Shang-Chi. Uma mulher forte, determinada, intrépida e capaz de sobreviver a qualquer circunstância perigosa. No filme, ela precisa escolher entre a vida solitária que criou para si mesma ou se juntar a seu irmão na luta contra os Dez Anéis. Meng’er Zhang é uma atriz, cantora e modelo chinesa que está estreando no cinema com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

4. Awkwafina – Katy 

A atriz, compositora e rapper norte-americana de origem sino-coreana Awkwafina dá vida a Katy, a amiga mais antiga e mais próxima de Shang-Chi. No filme, Katy é uma pessoa de espírito livre, despreocupada e intensamente leal. É uma confiável companheira com sua própria jornada de autodescoberta que acompanha Shang-Chi em sua missão.

3. Tony Leung – Xu Wenwu 

O pai de Shang-Chi, Xu Wenwu, é o temido líder da organização dos Dez Anéis, que se escondeu nas sombras do Universo Cinematográfico Marvel desde o início, conhecido como o vilão Mandarim nos quadrinhos da Marvel. Quem vive o personagem é o ator e cantor chinês, Tony Leung Chiu-wai, considerado uma das maiores estrelas de Hong Kong desde meados da década de 1990. Ele venceu o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes por seu papel em Amor à Flor da Pele, além de ter recebido sete galardões do Prêmio Cinematográfico de Hong Kong e outros três do Cavalo de Ouro de Taiwan.
2. Andy Le – Death Dealer 

Nos quadrinhos, Death Dealer é um agente duplo e inimigo declarado de Shang-Chi. O vilão usa máscara para esconder sua verdadeira identidade, Li Ching-Li. No filme, o personagem é interpretado pelo ator Andy Le, que fez os filmes The Paper Tigers Kungfu Hustle.

1. Simu Liu  – Shang

Nas HQs, Shang-Chi foi criado por um renomado criminoso chamado Mandarim. Em uma fortaleza secreta na China, ele aprendeu artes marciais com a Organização Dez Anéis, mas sem conhecer as atividades malignas de seu pai de criação. Ainda jovem, Shang-Chi recebeu a missão de matar o principal inimigo do seu pai de criação, mas acabou conhecendo um agente secreto britânico chamado Smith. O homem revelou as atividades criminosas de Mandarim e fez o herói declarar guerra contra o vilão. Quem interpreta o personagem é Simu Liu, um ator, escritor e produtor indicado ao Screen Award canadense, conhecido por seu papel como Jung Kim na comédia da CBC de 2016, Kim’s Convenience.