Press "Enter" to skip to content

10 pets que podem ser criados em apartamento

Por Lígia Saba 

Para quem vive em apartamento e queria uma companhia mas acredita que pelo espaço reduzido é impossível adotar algum animal de estimação, saiba que muita espécies conseguem se adaptar e viver em ambientes pequenos, desde que recebam todos os cuidados necessários. Pensando nisso preparamos uma lista com 10 pets ideias para serem criados em apartamento. Não se esqueça que adotar um animal requer empenho, responsabilidade e dedicação, tome todos os cuidados necessários para que você e seu novo companheiro possam viver bem e em harmonia.

10. Hamster

Seu pequeno tamanho e os cuidados simples que requer diariamente, fazem do hamster uma ótima opção para quem vive em apartamentos. Porém, será indispensável preparar e enriquecer a gaiola onde ele vive, assim como manter uma ótima higiene dentro dela e nos arredores para evitar que seu companheiro desenvolva alguma das doenças comuns na espécie. É importante também deixar que ele circule livremente pelo apartamento com frequência.

9. Coelho 

Os coelhos também podem ser ótimos animais para apartamento, porém você deve escolher uma raça de coelho adequada ao espaço disponível na sua residência. Os coelhos toy ou anões podem ser uma ótima opção para quem dispõe de um espaço pequeno. Mesmo assim, o ideal é que seu coelho possa sair, pelo menos, duas vezes por dia e que tenha um ambiente seguro onde possa se mover livremente e explorar.

8. Tartaruga

Pelo comportamento tranquilo, as tartarugas também podem ser ótimos pets para apartamentos mas, novamente, será fundamental escolher uma espécie adequada para o espaço e o tempo que você pretende dedicar ao seu novo companheiro. Em primeiro lugar, pesquise o tamanho que uma tartaruga pode tomar na idade adulta, lembre-se também que existem tartarugas de água e de terra, e algumas espécies mantêm hábitos semi-aquáticos, alternando seu ambiente entre a água e a terra. Se você optar por uma tartaruga aquática, por exemplo, precisará preparar corretamente o aquário onde seu pet passará praticamente toda a sua vida.

7. Furão

Sem dúvidas, o furão é um dos melhores animais para apartamento e vem ganhando cada vez mais popularidade nos lares brasileiros. Além de terem uma aparência adorável, os furões também são cheios de energia e podem ser animais carinhosos quando vivem em um ambiente positivo. Porém, você precisa oferecer um ambiente em que seu furão possa se exercitar e se divertir à vontade.

6. Porquinho-da-Índia

São animais amigáveis, carinhosos e bastante tranquilo, além disso, são animais pequenos que requerem cuidados relativamente simples para preservar à boa saúde.

5. Chinchila

Por muitos anos, as chinchilas foram confundidas com os hamsters ou com os porquinhos-da-índia no Brasil, porém, são espécies completamente diferentes. Por ser um animal pequeno, seu aspecto adorável e seu comportamento alegre e carinhoso, a chinchila também é um dos melhores animais para apartamento.

4. Lagarto pequeno

Os amantes dos pets exóticos vão adorara os pequenos lagartos que podem ser bons companheiros para quem vive em apartamento e busca um pet fora do “tradicional”. Antes de adotar um animal exótico como pet, seja um réptil ou qualquer outra espécie, lembre-se de consultar quais espécies estão permitidas de serem criadas em ambiente doméstico no país ou na região onde você reside. Além disso, sempre recorra a refúgios, protetoras de animais ou criadores legalizados para adotar legalmente, desta forma, você se assegura de não colaborar para o trafico de animais exóticos, que submete inúmeras espécies a condições indignas de vida.

3. Pássaros 

Os pássaros também podem se adaptar a viver em apartamentos, porém, será sua responsabilidade conciliar as necessidade de liberdade e de atividade física com a necessidade de mantê-los em segurança. De preferência para as espécies que podem ser educadas para viver em liberdade dentro do apartamento, sem precisarem ficar presas em gaiolas, como os papagaios, os periquitos ou as calopsitas.

2. Cachorro 

Além de estarem no topo da lista de animais carinhosos, os cães também podem ser excelentes animais para apartamento. Você só precisará escolher um cachorrinho apropriado para o espaço disponível no seu lar e educá-lo corretamente para ensiná-lo a respeitar as regras da casa. Existem cachorros de todos os tamanhos e personalidades esperando para ser adotados e ter a oportunidade de receber o amor de uma família. Também lembre-se que cães precisam passear, é preciso que você esteja disponível para tira-los do apartamento algumas vezes por semana.

1. Gato 

O queridinho dos moradores de apartamento não poderia estar fora dessa lista! Os gatos são um dos melhores animais de estimação para apartamento graças a natureza mais independente e a facilidade de adaptação em ambientes reduzidos. E como cada gato possui uma personalidade própria, você pode adotar um bichano que combine com o seu estilo de vida, além de educá-lo para respeitar as normas do seu lar.