Press "Enter" to skip to content

10 plantas venenosas que estão do nosso lado

A família das plantas, que produzia uma grande variedade de vegetais, de batatas a tomates, incluindo tabaco, petúnia e café. As belas flores encontradas há cerca de 20 a 30 milhões de anos estão totalmente preservadas em um pedaço de âmbar (resina fóssil), que pertence ao lado escuro. Astral: Strychnos, que eventualmente causou alguns dos venenos mais famosos do mundo, incluindo estricnina e kuraray. De acordo com os pesquisadores, esta descoberta mostra que os venenos que podem ser transformados em armas químicas, produtos inseticidas e munições. Um exemplo é dos livros de Sherlock Holmes que mostra que o personagem têm raízes biológicas e sangue nas florestas tropicais onde a República Dominicana está localizada hoje.

Confira agora as 10 plantas venenosa que esta do seu lado

Por: Barbara Zani

10- Espada-de-São-Jorge

A planta conhecida por proteção e espanta mal olhado, se ingerida, também é tóxica. Não precisamos ficar muito preocupados, já que seu nível de toxicidade é bem baixo. Comê-la provoca salivação e irritação da mucosa.

9-Comigo-ninguém-pode

Todas as partes do comigo-ninguém-pode são tóxicas: folha, caule e seiva. a recomendação da Fiocruz é evitar o manuseio, manter a planta longe dos olhos e não comê-la em hipótese alguma, se houver algum acidente, é procurar imediatamente um pronto-socorro.

8- Pinhão-roxo

Com suas sementes se pode produzir biodiesel. Porém, é altamente tóxico. O contato provoca irritação na pele. E a ingestão de suas folhas ou frutos pode causar vômitos, cólicas, diarreias, desidratação e, em casos mais graves, parada cardíaca e coma.

7- Mamona

Suas sementes contêm ricina, uma proteína altamente tóxica que, se ingerida, pode levar à morte em algumas horas. De acordo com o Centro de Atendimento Toxicológio do Governo do Espírito Santo, a dose letal varia entre 0,06 e 0,18 g (de uma a duas sementes).

6- Coroa-de-Cristo

Todas as partes da coroa-de-Cristo são tóxicas, pois podem soltar o látex, que provoca irritação. Portanto, é preciso evitar o contato do látex com a pele,  olhos e boca. Segundo o site da Secretaria de Saúde do Paraná, a coroa-de-Cristo, se ingerida, pode causar salivação excessiva, dificuldade para engolir, queimação estomacal e vômitos.

5- Tinhorão

Os cristais de oxalato de cálcio, presentes nas folhas, provocam irritação na pele e nos olhos. Sua ingestão causa salivação excessiva, dificuldade para engolir, náuseas, vômitos e diarreia.

4- Estramônio

A planta ficou famosa por figueira-do-inferno. Ele dá frutos espinhosos semelhantes aos da mamona e possui um cheiro bem desagradável. Os princípios ativos da palnta são alcaloides beladonados, entre os quais a atropina, que provocam, no caso de ingestão, náuseas, vômitos, alucinações e delírios. Em casos de intoxicações graves, o estramônio pode levar ao coma e à morte.

3-Avelós

Tocá-la provoca irritação, dor, queimação e bolhas na pele. Se houver contato ocular, pode desencadear processos inflamatórios bastante incômodos. Nunca se deve comê-la. Os sintomas de intoxicação por ingestão de avelós são sialorreia (salivação excessiva), disfagia (dificuldade para engolir), náuseas e vômitos.

2-Espirradeira

O látex de suas folhas ou ramos pode provocar inflamação na pele e irritação nos olhos. E nem pense em comer as folhas ou as flores dessa planta, pois são tóxicas. Alguns sintomas da intoxicação da espirradeira, são: queimação na boca, língua e lábios, salivação excessiva, dificuldade para engolir, além de vômitos e diarreias. Ela também pode provocar tontura, confusão mental e arritmia.

1- Cicuta venenosa

O veneno que o filósofo grego Sócrates bebeu para pôr fim à própria vida. Conhecida desde a Antiguidade a cicuta é usada como veneno. Nativa da Europa, foi introduzida nas Américas no século XIX como planta ornamental. No Brasil, ela é vista com mais frequência nas regiões Sul e Sudeste. Ela causa Vômitos, diarreia, tremores no corpo e pulso lento são alguns dos sintomas do envenenamento por essa planta. Em casos mais graves, a intoxicação pode levar ao coma ou à morte por insuficiência respiratória.