Press "Enter" to skip to content

10 premiações importantes do cinema

Anualmente o cinema mundial produz incontáveis obras que ganham popularidade entre os telespectadores, e que muitas vezes são também aclamadas pela crítica. Com objetivo de homenagear as melhores produções do ano, surgiram ao longo da história do cinema diversas premiações que concedem gratificações às estrelas do cinema e da televisão mundial em diversas áreas como atuação, produção, direção etc. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 das principais premiações do cinema mundial.

10. American Film Institute (AFI Awards)

O American Film Institute (AFI) é uma organização cinematográfica norte-americana composta por líderes da comunidade cinematográfica, de entretenimento, empresarial e acadêmica e que além de trabalhar na área de educação, reconhece a excelência artística por meio de seus programas de premiação com listas dos melhores do ano.​

9. Producers Guild of America Awards (PGA)

O Producers Guild of America Award foi originalmente criado em 1990 com o objetivo de homenagear os visionários que produzem e executam filmes e produtos de televisão. Como a premiação é decidida por uma equipe mais técnica, assim como no Oscar, as chances dos indicados deste prêmio estarem no Oscar são sempre altíssimas.

8. Screen Actors Guild Awards (SAG)

Os Prêmios Screen Actors Guild são premiações anuais promovidas pelo Sindicato de Atores da Aliança Americana de Artistas de Rádio e Televisão com intuito de reconhecer os melhores desempenhos no cinema e na televisão. Fazem parte do sindicato aproximadamente 160.000 atores de cinema e televisão, dubladores e outros profissionais de mídia em todo o mundo.

7. Art Directors Guild Awards (ADG)

A ADG Excellence in Production Design Awards é uma condecoração concedida anualmente Art Directors Guild para reconhecer a excelência no design de produção e direção de arte em indústrias de cinema e televisão.

6. Prêmios Annie (Annie Awards)

O Annie Award é um prêmio para animação divulgado, criado e produzido pela divisão de Los Angeles, Califórnia da International Animated Film Association, ASIFA-Hollywood desde 1972. A premiação costuma celebrar a vida ou carreira de contribuições para animação nas áreas de produção, direção, animação, desenho, roteiro, dublagem, som e efeitos sonoros.

5. British Academy of Film and Television Arts Awards (BAFTA)

O BAFTA é uma premiação que reconhece o cinema mundial e a televisão britânica. Tendo mais de seis décadas de vida, é comumente chamado de o Oscar Britânico, devido ao tamanho de sua importância no meio cinematográfico.

4. Writers Guild of America Awards (WGA)

Desde 1949, o Sindicato de Roteiristas premia os melhores roteiros originais e adaptados do cinema e da televisão, além de reconhecer também os melhores roteiros de documentários.

3. Globo de Ouro (Golden Globes Awards)

Os Prêmios Globo de Ouro ou Prémios Globo de Ouro são premiações entregues anualmente aos melhores profissionais do cinema e da televisão dentro e fora dos Estados Unidos. Trata-se de uma das mais tradicionais premiações da crítica especializada, sendo que os prêmios são entregues pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

2. Critics Choice Movie Awards (CCA)

Os Prêmios Critics’ Choice Movie, anteriormente conhecido como Broadcast Film Critics Association Award, são concedidos anualmente desde 1995 pela Associação dos Críticos de Cinema, a maior organização de críticos de filmes dos Estados Unidos e Canadá, para honrar as melhores realizações cinematográficas.

1. The Academy (Oscar)

O Óscar ou Oscar, oficialmente chamado de Prêmios da Academia, é a premiação mais importante do cinema mundial. Trata-se de uma cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles em 1927, que homenageia anualmente os profissionais da indústria cinematográfica com o prêmio em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte da produção cinematográfica, em suas mais diversas categorias.