Press "Enter" to skip to content

10 principais orixás das religiões afro-brasileiras

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia até a atualidade

Por: Barbara Zani

10. Xangô

Xangô, orixá do trovão e da justiça, é um dos deuses africanos mais cultuados no Brasil e às vezes considerado superior aos demais orixás.

9. Ogum

Ogum é o orixá guerreiro, famoso por sua bravura. Nas representações, Ogum costuma aparecer em posição de combate, empunhando sua espada. É também o orixá da metalurgia, sendo ele o governador do ferro e dos utensílios que são feitos a partir desse material.

8. Iemanjá

Iemanjá, também chamada de Rainha do Mar, é uma orixá feminina relacionada às águas salgadas. Sua morada é o mar, onde todos os anos recebe oferendas de seus devotos.

7. Iansã

Iansã (também chamada de Oiá) é uma orixá guerreira, senhora de eventos climáticos como os raios, os vendavais, as tempestades e os trovões. Iansã domina esses elementos, e por isso é conhecida como Rainha dos Raios.

6. Oxum

Oxum é a orixá das águas doces, das fontes, dos rios, das cachoeiras e dos lagos. Orixá feminina, Oxum é associada à maternidade, à fertilidade e ao amor.

5. Oxumarê

O orixá do movimento, da transformação, dos ciclos naturais e da continuidade da vida. Por representar a circularidade da vida, Oxumarê está associado à renovação.

4.Exu

A divindade mensageira dos povos iorubá, fazendo a comunicação entre a terra e o mundo dos deuses. Senhor das encruzilhadas, Exu é o orixá que tem o poder de fechar ou abrir os caminhos, decidindo quem pode ou não passar.

3. Ossaim (Ossanha)

O orixá das plantas e das ervas medicinais. É um orixá muito sábio, o único que conhece o segredo das folhas, que são fundamentais nos rituais religiosos e nos processos de cura das mazelas do espírito e do corpo.

2. Obá

Obá é a orixá do rio Obá, que fica na Nigéria.É uma orixá guerreira, conhecida por ser forte e destemida, e por isso é vista como símbolo do poder feminino.

1. Oxalá


Oxalá é um orixá masculino, criador do mundo e da humanidade. Na África, é conhecido como Obatalá.