Press "Enter" to skip to content

10 receitas típicas do sudeste

O sudeste brasileiro é uma região que engloba os 4 estados vizinhos de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Quando o assunto é a culinária na região, Minas Gerais é o Estado que mais mantém a fidelidade das comidas típicas do sudeste, com uso da carne de porco, feijão e milho. O Espírito Santo apresenta uma culinária com fortes influências indígenas. São Paulo assimilou várias culinárias e quando o assunto é pizza, por exemplo, o estado é incomparável. Já o Rio de Janeiro apresenta forte influência portuguesa. Não importa qual dos estados você esteja visitando, os pratos típicos são deliciosos e com certeza vale a pena experimentar. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as receitas do sudeste preparamos uma lista com 10 pratos típicos da região. Vem conferir!

10. Pão de queijo 

Pão de Queijo | Receitas Nestlé

Ele está presente no Brasil inteiro, mas um mineiro que se preze vai dizer que o de Minas Gerais é sempre melhor. Em Minas, você pode degustá-lo puro no Mercado Central ou no Velho Mercado Novo de BH, ou recheado em alguns dos melhores cafés de Belo Horizonte. A receita é uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, com influências indígena e europeia, que é típica de países como Paraguai e Argentina.

9. Moqueca capixaba 

Moqueca Capixaba - Jornal 140

A moqueca, muqueca ou poqueca é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana. No Brasil, é prato típico dos estados do Pará, da Bahia e do Espírito Santo. Pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos. Diferente da versão baiana, o prato típico do Espirito Santo não leva azeite de dendê nem leite de coco.

8. Fígado com jiló 

Como Fazer FIGADO COM JILÓ / RECEITAS REGIONAIS #01 - YouTube

Para alguns, uma combinação de torcer o nariz; para outros, a maior expressão da culinária mineira. Em Belo Horizonte, o fígado com jiló é dos pratos mais tradicionais do Mercado Central, onde se reúnem trabalhadores da região, passantes e turistas para provar a iguaria.

7. Camarão no coco 

Como preparar o famoso camarão no coco do Atlântica | A Gazeta

A receita típica do Espirito Santo foi criada por Ricardo Bodevan no restaurante Atlântica, em funcionamento desde 1967. O prato consiste em colocar os camarões ao leite de coco dentro do coco verde, que deve estar com a polpa macia pra se misturar ao creme.

6. Frango ao molho pardo

Frango ao molho pardo falso

Prato que veio de Portugal, popular no Nordeste e em Minas Gerais, o Frango ao Molho Pardo ou Galinha de Cabidela consiste em cozinhar a galinha no seu próprio sangue, adicionando vinagre para que ele não coagule.

5. Virado à paulista

Receita de Virado à Paulista tradicional - Comida e Receitas

O parto que combina arroz, feijão, farinha, banana e bisteca, com algumas variações, nasceu com os bandeirantes que iam em direção a Minas Gerais, colonizar o interior. De tão popular, o prato tem até hoje um dia só seu nos botecos de São Paulo: a segunda-feira.

4. Filé a Oswaldo Aranha

Receita Prática de Filé Oswaldo Aranha | Recepedia

Filé a Osvaldo Aranha é um prato homenageando o político gaúcho Osvaldo Aranha. Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos.

3. Tutu de feijão

Tutu de feijão simples - PASSO A PASSO EM FOTOS

O tutu de feijão, tutu ou ungui é uma iguaria típica da culinária mineira feita com feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca ou de milho. Ele costuma ser refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca.

2. Biscoito de polvilho 

BISCOITO DE POLVILHO ASSADO BEM SEQUINHO- MEGA FÁCIL - RENDE MUITO - FICA  CROCANTE E DELICIOSO - YouTube

Ok, não é exatamente um prato, mas não há nesse mundo refeição mais carioca do que o combo biscoito globo + mate de galão. Combinação típica das praias do Rio de Janeiro, o biscoito de polvilho e a bebida, servida geladinha com limão, são vendidos pelos ambulantes o dia todo.

1. Torta capixaba

Torta Capixaba de Bacalhau - Tá na mesa

A torta capixaba é um prato típico brasileiro, característico da culinária do estado do Espírito Santo, sendo preparado em panela de barro a base de bacalhau, palmito fresco e frutos do mar, como camarão, sururu e siri desfiado. É consumido tradicionalmente na Semana Santa.