Press "Enter" to skip to content

10 Recentes pandemias mais mortais que o Covid

Última atualização 04/05/2021 | 16:49

Por: Estefhanny Garcia

 

Com a união do mundo para combater a pandemia do novo Corona Vírus, muitas quase pandemias foram relembradas pelos cientistas. Algumas dessas quase pandemias conseguiram ser mais fatais que a pandemia do Covid-19. Se algumas dessas doenças não tivessem sido controladas pelos profissionais da saúde os dados teriam sido mais catastróficos que o Covid-19. Confira a seguir quais são essas doenças.

 

10 – Ebola

É uma doença extremamente letal, originada na África Ocidental em 1976. A principal teoria da origem da doença é o contato de sangue por humano com um primata portador do vírus. Os sintomas iniciais são, febre, dor no corpo, dores de cabeça e calafrios, mais tarde os sintomas se tornam mortais e insuportáveis, a vitima apresenta sangramentos internos, que resultam em vômito e tosse com sangue. O Ebola é transmitido por contato com fluidos corporais de uma pessoa contaminada ou de uma pessoa que morreu recentemente por causa do vírus. Uma cepa especifica do vírus pode causar uma taxa de mortalidade de 3/4 quando contraída por humanos. O surto mais mortal do vírus ocorreu entre os anos de 2013 a 2016 com 28.646 casos confirmados e 11.323 de mortes o principal método utilizado para combater o surto da epidemia foi o cumprimento de isolamento  e rastreamento dos infectados. A falta de teste clínicos na época resultou ao papel limitado das vacinas, mas agora os imunizantes tem sido usados para a prevenção de um novo surto.

 

9 – AIDS 

Atualmente se sabe mais sobre o HIV/AIDS e sua transmissão, mas nos seus primeiros dias de epidemia na década de 1980 não se sabia muito sobre a doença. O vírus foi identificado pela primeira vez em três estados Norte Americanos, Los Angeles, San Francisco e Nova York em 1981, mas especialista acreditam que o vírus poderia estar presente em humanos desde a década de 1960. Mais de 700.000 pessoas morreram decorrente a epidemia do HIV/AIDS nos Estados Unidos desde o início do surto em 1981, conhecido por afetar mais pessoas gays e bixesuais era conhecido como “câncer gay”, o HIV só é transmitido por relações sexuais ou contato sanguíneo com pessoas que portam o vírus. Atualmente o tratamento está bastante evoluído, em comparação aos primeiros anos do surto. O principal tratamento para controlar o vírus no corpo de uma pessoa infectada é os conquisteis de drogas antivirais que combatem o vírus.

 

8 – Sars

Rotulada pela mídia como a primeira pandemia do século 21, a SARS ou síndrome respiratória aguada grave ocorreu no inicio dos anos 2000, o primeiro surto identificado da doença foi na China se espalhando por todo leste da Ásia até os Estados Unidos. Durante a epidemia de SARS cerca de 8.000 pessoas foram infectadas e 1.000 morreram. Os pacientes com SARS apresentam sintomas como febre, dores, diarreia e pneumonia. O vírus é transmitido por gotículas corporais, quando alguém infectado tosse ou espirra o liquido contaminado que ficar no ar pode contaminar outra pessoas, mais letal que a Covid-19 com uma taxa de apenas 10% das pessoas infectadas conseguindo sobreviver a sars foi controlada graças a OMS e o CDC que trabalharam incansavelmente para controlar o vírus.

 

7 – Gripe Suína 

O vírus H1N1 de 2009 também conhecido como gripe suína, é uma cepa da gripe que causou uma pandemia mundial de 11 meses. Essa cepa do vírus da gripe, também é culpada pelas pandemias da gripe espanhola e russa. A doença vem de uma mistura de materiais genéticos de vários vírus da gripe, aviaria, suína e humana. Esse novo vírus combina seu material genético com o vírus da gripe suína Euroasiática resultando em seu nome. Os sintomas do vírus são semelhantes ao de uma gripe comum e os especialistas da OMS afirmam que o vírus não é mais letal. Segundo alguns especialistas, os casos confirmados podem chegar a 700 milhões a 1,4 Bilhão. já o número de mortes varia entre 150.000 a 575.000.

 

6 – Cólera

Muitas pessoas não sabem que existe um surto da doença atualmente que está em curso desde 1961 em muitos países subdesenvolvidos. A cólera se espalha principalmente devido ao consumo de água contaminada com material contaminado. Por esse motivo as pessoas de nações de terceiro mundo do sofrem mais com esse vírus e as nações desenvolvidas tem visto um declínio acentuado de casos durante os anos, conforme o saneamento vem melhorando. Se a cólera não for tratada uma pessoa contaminada pode vir a óbito em poucas horas. Os principais sintomas são, diarreia, vômito, sede, desidratação, e começam após 2 horas e 5 dias a exposição. A principal forma de combater a doença é fornecer saneamento adequado a regiões que necessitam e claro utilizarem as vacinas disponíveis para prevenção.

 

5 – Febre Tifóide

A febre tifóide é uma doença bacteriana e seus principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, prisão de ventre e dores abdominais. A doença é conhecida por alguns pacientes que desenvolvem erupções cutâneas caracterizadas por manchas rosas. Esses sintomas são causados pelo crescimento da bactéria na corrente sanguínea e nos intestinos da vítima. O surto da febre tifóide foi mais famoso nos Estados Unidos em 1906 envolvendo uma imigrante irlandesa que infectou cerca de 53 pessoas em seu trabalho como cozinheira, ela foi colocada em quarentena pelas autoridades, mas retornou ao trabalho, sendo colocada em quarentena forçada pelos 30 anos finais de sua vida. O fim da epidemia foi em grande parte devido ao uso generalizado da vacina que tem eficácia de 40 a 90% na prevenção e pode durar 7 anos.

 

4 – Coqueluche

A tosse convulsiva também conhecida como “Tosse de 100 dias” decorrente dos sintomas que persistem por até 10 semanas, é uma doença bacteriana extremamente contagiosa que pode ser transmitida por gotículas de água suspensas por conta de espirros ou tosses de uma pessoa infectada. Os primeiros sintomas da doença são semelhantes ao de um resfriado, mas são seguidos por violentos ataques de tosse que podem durar semanas, algumas pessoas com a bactéria  podem tossir tão violentamente que vomitam ou até mesmo quebram costelas. A tosse Convulsiva afeta 16 milhões de pessoas anualmente principalmente em países em desenvolvimento, com aproximadamente 61.000 mortes. Especialista concluíram que os recentes surtos da coqueluche é devido a recusa da vacinação por razões não médicas.

 

3 – Sarampo

O sarampo é uma doença transmitida pelo ar e é altamente contagiosa que se espalha por tosse, espirros e  contatos com secreções nasais. Na maioria dos casos os sintomas se manifestam de 10 a 12 dias após a infecção e podem durar de 7 a 10 dias. Os sintomas iniciais incluem febre, tosse, coriza e olhos inflamados. Dois a três dias depois do inicio dos primeiros sintomas, podem surgir pequenas manchas brancas que se forma dentro da boca e se assemelham a grãos de sal perto dos molares. Após o desenvolvimento da Kopilik as manchas avermelhadas do sarampo se espalham pelo corpo, outras complicações também podem surgir devido o vírus, como a pneumonia por imunossupressão. A doença foi considerada erradica nas Américas em 2016, mas casos da doença continuam sendo identificados desde então. Um surto onde 1.400 pessoas foram infectadas ocorreu na Filadélfia onde nove crianças morreram. O aumento da propagação do vírus ocorreu devido uma igreja que desencorajou seus fieis a se vacinarem, o fato ocorreu em 1991.

 

2 – Poliomielite

A poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo pliovírus, a poliomielite é transmitida por uma pessoa que ingere fezes infectadas, e em casos raros, por meio da saliva infectada. A grande maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas e cerca de um quarto apresenta sintomas leves de gripe. Na maioria dos casos o vírus se move do intestino para o sistema nervoso central, fazendo com que o individuo sinta fraqueza nas pernas, essa fraqueza também pode afetar os músculos da cabeça como pescoço e diafragma e em casos raros requer o uso de pulmões artificiais para ajudar a manter a respiração normal. Nas vitimas em que ocorrem algum tipo de fraqueza muscular 2 a 5  por cento das crianças e 15 a 30 por cento dos adultos morrem. Em 1952 havia cerca de 57.628 casos confirmados e 3.145 mortes. A poliomielite foi erradicada das Américas em 1994, e os esforços atuais para combate tem ajudado a erradica-la de países do terceiro mundo.

 

1 – Varíola

A origem da doença é desconhecida, mas evidencias de múmias egípcias indicam que ela existia pelo menos antes do século III, pequenos surtos ocorreram até sua erradicação. Os principais sintomas da doença incluem febre, vômito e úlceras que formam crostas e caem deixando cicatrizes. O ultimo surto da doença ocorreu em 1901 e durou cerca de três anos, com 1.596 casos e quase 300 mortes.  A epidemia teve uma taxa de mortalidade de 17%, a vacina contra a varíola é o principal fator da erradicação da doença.