Press "Enter" to skip to content

10 séries sobre transtornos psicológicos

Por Lígia Saba 

Chegou hoje à Netflix a quarta e última temporada da série Atypical que acompanhou a via de Sam, um garoto dentro do espectro autista. E para os fãs que já estão morrendo de saudades, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 séries disponíveis em canais de streaming que abordam diferentes transtornos psicológicos.

10. One day at a time 

Disponível na Netflix, a série retrata a vida de uma família cubana-americana que vive na Califórnia. Suas 4 temporadas abordam temas como  sexualidade, alcoolismo, privilégio, racismo, imigração, depressão, ansiedade e estresse pós traumático.

9. 13 Reasons Why

13 Reasons Why é uma série de televisão americana baseada no livro Thirteen Reasons Why, de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix. A série conta com 3 temporadas e aborda questões delicadas como depressão e suicídio, em um trama envolvendo jovenes do ensino médio.

8.  Please Like Me

Please Like Me é uma série televisiva de drama cômico australiana estrelada e criada por Josh Thomas. Disponível na Netflix, a produção conta com 4 temporadas e aborda vários problemas reais com um tom humorístico, como a depressão.

7. Degrassi: Next Class

Degrassi: Next Class é uma série de televisão canadense de drama adolescente, disponível na Netflix e que conta com 4 temporadas. Ao longo dos episódios a produção abordou questões importantes como depressão, ansiedade e bulimia.

6. My mad fat diary

Disponível no YouTube a séria conta a história de Rae (Sharon Rooney), uma jovem obesa de 16 anos que acaba de sair de um hospital psiquiátrico e se depara com um mundo onde ela não se sente confortável.

5. The good doctor

https://www.youtube.com/watch?v=msJggy8xtmI

Um jovem médico com autismo vindo do interior começa a trabalhar em um famoso hospital. Além dos desafios da profissão, Shaun Murphy precisa provar sua capacidade a seus colegas e superiores. A série conta com 4 temporadas e está disponível na GloboPlay.

4. Modern Love

Modern Love é uma série de televisão de comédia romântica estadunidense, que estreou na Amazon Prime Video em 2019. A série é baseada em uma coluna semanal publicada pelo jornal The New York Times, e conta com episódios independentes que variam de 29 a 35 minutos de duração. Em um desses episódio, estrelado por Anne Hathaway, a série aborda de maneira criativa o transtorno de bipolaridade.

3. Bojack Horseman 

Com humor e sensibilidade, a animação aborda diversos transtornos mentais a partir do personagem principal: um cavalo-humano deprimido com o fim de seu sucesso hollywoodiano. A sitcom também respalda os espectadores com informações importantes sobre a prevenção do suicídio, e está disponível na Netflix.

2. This is us 

This Is Us é uma série de dramática familiar, ganhadora de um Emmy, que conta a história da família Pearson. Durante as quatro temporadas disponíveis são abordados vários distúrbios psicológicos, principalmente com o personagem Randall que sofre com ataques de pânico e ansiedade.

1. Atypical 

A série oroginal da Netflix estreou sua quarta temporada hoje e acompanha a vida de Sam, um adolescente autista em busca de romance e de sua independência.