Press "Enter" to skip to content

10 tipos de arte

A arte é uma forma de expressão do ser humano, capaz de transmitir emoções, histórias e cultura por meio de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, sendo que algumas de suas representações são hoje em dia consideradas indispensáveis para muitas pessoas. Atualmente, existem 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. Confira abaixo uma lista com informações sobre 10 destas formas de arte.

10. Jogos Eletrônicos

Jogos Eletrônicos: entenda como eles mudaram o mundo!

Os jogos eletrônicos são jogos de plataformas virtuais utilizados em televisões, computadores ou dispositivos portáteis. Existem inúmeros tipos de jogos e normalmente são baseados em disputas que podem ser realizadas individualmente, em duplas ou grupos. Não se conhece a exata origem dos jogos eletrônicos, mas foi no final da década de 1950 que Willy Higinbotham (1910-1994) criou o primeiro protótipo de jogo eletrônico, uma espécie de partida de tênis.

9. Histórias em quadrinhos

Escola Panamericana | Saiba mais sobre o mercado de HQ no Brasil

A história em quadrinhos, ou HQ, é definida por uma sequência de desenhos feitos em quadros que juntos contam uma história. Normalmente se utiliza de balões e textos escritos dentro deles a fim de contar o que as personagens estão conversando ou pensando. Essa maneira de narrar histórias surgiu entre 1894 e 1895. Seu inventor foi o americano Richard Outcault, que publicou em jornais o que foi considerada a primeira história em quadrinhos.

8. Fotografia

Fotografia em preto e branco de qualidade: Elementos Essenciais

A fotografia é o registro de imagens que são reveladas e impressas, podendo ser analógica (revelação de filmes) ou digital. Surgiu na primeira metade século XIX, embora os processos que deram origem a ela tenham surgido cerca de 300 anos antes. Alguns fotógrafos importantes são Pierre Verger, Henry Cartier-Bresson, Cindy Sherman, Steve McCurry e Dorothea Lange.

7. Cinema

Aventuras na História · 5 fatos controversos sobre Charlie Chaplin

Trata-se da técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas por meio de gravação de imagens do mundo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.

6. Literatura

Encontros literários online para participar na quarentena - Maior Viagem

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos. Abrange diversos estilos como drama, ficção, crônica, romance, poesia, história, entre outros, que podem pertencer a três diferentes gêneros: narrativo, dramático e lírico.

5. Teatro

7 livros de teatro para calouros e veteranos apaixonados por arte | Estante Virtual Blog

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Os espetáculos teatrais nasceram na Grécia Antiga, onde as apresentações aconteciam em praças e nos famosos teatros gregos. Algumas peças conhecidas dessa época – chamadas de Tragédias Gregas – são Medeia (Eurípedes), Édipo Rei (Sófocles), Prometeu Acorrentado (Ésquilo) e Electra (Sófocles).

4. Escultura

20 curiosidades sobre David, a mais famosa escultura do mundo - ISTOÉ Independente

Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. São conhecidas desde a Pré-História e apreciadas desde tempos muito antigos. As esculturas da Grécia Antiga e do Império Romano, por exemplo, têm relevante importância histórica e ainda hoje podem ser vistas em muitos museus ao redor do mundo.

3. Pintura

Técnicas de pintura em tela - VIX

A pintura é mais um dos tipos de arte que nos remete a tempos muitos antigos, existindo indícios dessa forma de expressão desde o princípio das civilizações. Trata-se de uma manifestação rica com técnicas e estilos que podem ser representativos de uma época histórica, um movimento artístico ou de uma região, um exemplo é a pintura rupestre (existente no período da Pré-História).

2. Dança

Entre na dança | Veja Saúde

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Trata-se do ato de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

1. Música

O que é harmonia na música: saiba o conceito dessa combinação de notas

A música é a arte que está ligada a sons, como instrumentos, e vozes, sendo uma expressão de arte muito antiga, datada desde a Pré-História, . Trata-se de uma arte espalhada por todo o mundo, e usada até mesmo para apresentar e reproduzir aspectos de uma cultura. A música é conhecida por ser uma arte que evoca emoções, como nostalgia, alegria, euforia, melancolia, entre outros.