Press "Enter" to skip to content

10 tradições de ano novo

O ano de 2021 já está quase chegando ao fim, e está se aproximando o momento de dar as boas-vindas à 2022 e curtir as tão esperadas celebrações de ano novo. É claro que já tem muita gente buscando simpatias que prometam boas vibrações para os próximos 365 dias, os brasileiros têm algumas muitas tradições para dizer adeus ao ano velho e dar as boas-vindas ao novo: se vestir de branco, usar roupas novas, pular ondinhas ou apenas assistir a um show de fogos. Todas essas tradições têm seus significados e buscam trazer coisas boas para o ano que começa como paz, prosperidade e amor. Ao redor do mundo, as pessoas têm muitos costumes diferentes para começar bem o ano, pensando nisso preparamos uma lista com 10 tradições de ano novo realizadas em diferentes partes do mundo.

10. Comer doze uvas 

Na Espanha, a tradição é comer doze uvas, uma para cada badalada do relógio a partir da meia-noite. O costume promete má sorte para o ano seguinte a quem não conseguir engolir as doze uvas no tempo certo. Em grandes centros urbanos, como Madri, as pessoas se reúnem na rua para comerem suas uvas acompanhadas.

9. Pular sete ondas 

Uma das mais populares no Brasil, a origem da tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

8. Quebrar pratos 

Na Dinamarca as pessoas guardam suas louças velhas até o dia 31 de dezembro para jogá-las contra as portas de amigos e familiares quando o relógio bate meia-noite. A tradição promete mandar os maus espíritos para longe daqueles cujas casas foram acertadas com pratos.

7. Oferendas a Iemanjá

Iemanjá é considerada pelas religiões de matriz africana uma entidade protetora das águas. Por isso, nas cidades litorâneas, existe o costume de presenteá-la para pedir proteção e paz no ano seguinte. As oferendas costumam ser itens de beleza, como espelhos e colares, mas também é bastante popular o envio de rosas brancas como presente.

6. Queimar espantalhos 

Em nome da boa fortuna para o ano que começa, moradores de alguns países da América Latina, como Equador, Colômbia e Panamá, queimam espantalhos, bonecos de pessoas famosas ou fotos antigas. Em algumas regiões desses países não é incomum ver grandes personagens pegando fogo em praça pública no dia 31 de dezembro.

5. Comer lentilha 

Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano pode trazer sorte e boas energias. Porém, esse tradicional ritual possui algumas regras: a pessoa deve subir em um lugar alto (cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentilha.

4. Tocar um sino 

Para quem deseja começar um ano cheio de prosperidade, os japoneses recomendam tocar um sino 108 vezes a partir da meia noite. No país, budistas acreditam que tocando o sino uma vez para cada um dos pecados humanos, se limpam de pecados que cometeram ao longo do último ano e, portanto, estão prontos para começar um novo ano renovados.

3. Usar roupas brancas 

Na cultura ocidental o branco simboliza a paz e é uma cor bastante utilizada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade. No Brasil, o hábito de usar roupas brancas foi difundido por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.

2. Passear com malas vazias 

Essa é perfeita para quem ama viajar! Em alguns países da América Latina, como Equador e Colômbia, pessoas saem às ruas no dia 31 de dezembro arrastando malas vazias. O costume promete trazer um novo ano recheado de ótimas viagens.

1. Brindar com champanhe

Bebida sempre presente em jantares nobres, o champanhe lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.