Press "Enter" to skip to content

10 venenos mais mortais do mundo

O veneno é uma substância que pode causar danos ao entrar no corpo humano ou com a pele. Alguns produtos de limpeza são tóxicos, o que significa que podem envenená-lo. Existem também algumas plantas. Certos animais, como cobras, aranhas, insetos e peixes, produzem secreções tóxicas. O gás monóxido de carbono é venenoso e alimentos estragados também podem causar envenenamento. Eles podem ser agrupados de acordo com o local onde tem contato com o corpo. O monóxido de carbono impede o sangue de transportar oxigênio suficiente. Doses muito grandes de paracetamol (um medicamento para reduzir a dor e a febre) podem causar lesões no fígado. Muitos venenos, incluindo venenos de cobras venenosas como os animais agem diretamente nos nervos da vítima, paralisando seus músculos e impedindo seus movimentos. A amônia e os produtos usados ​​para desobstruir os canos são prejudiciais aos olhos humanos e podem causar danos à garganta e ao estômago se ingeridos.

Confira agora os 10 venenos mais mortais do mundo

Por: Barbara Zani

10- Zyklon B

Criado inicialmente para ser um pesticida contra piolhos e pulgas, o Zyklon B porém teve um papel invertido e sendo fundamental nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial pois eles usavam o veneno utilizado nas câmaras de gás.

9- Mostarda de Enxofre

Muito utilizado em ataques aéreos da Primeira Guerra Mundial, este veneno provoca graves lesões e causa morte por asfixia, sendo bastante utilizado em forma de gás. Está regulado pela Convenção de Armas químicas como classe 1, significa que não apresenta outro uso se não o de arma química

8. Batracotoxina

Encontrado em sapos (Phyllobates terribilis e Phyllobates bicolor) originários da Colômbia. A toxina foi muito usada por indígenas para envenenar armas como dardos e zarabatanas, utilizando o “suor” de veneno dos sapos.

7- Mercúrio

O metal líquido é quase inofensivo em temperatura ambiente, mas quando aquecido transforma-se em vapor e é neste estado em que se torna mais perigoso. Se inalado ou ingerido em grandes quantidades, ele ataca principalmente o sistema nervoso podendo levar a pessoa à uma vida vegetativa ou à morte.

6- Maitotoxina

Formada por plânctons oriundos do mar, a maitotoxina causa insuficiência cardíaca quando ingerida. Esta toxina pode chegar às pessoas através de mariscos contaminados.

5- Polônio

Radioativo, lento e fatal, o envenenamento por Polônio não tem cura. Utilizado para assassinar o espião russo Alexander Litvinenko em 2006, o polônio é extremamento perigoso. É possível matar 1,5 milhão de pessoas com apenas 1g do veneno vaporizado.

4. Toxina botulínica

Utilizada hoje em dia em doses mínimas para a aplicação de botox, a botulínica é uma substância muito potente que causa paralisia muscular. Apenas -1 nanograma por quilograma é o suficiente para levar uma pessoa a morte.

3. Estricnina

Utilizado inicialmente como veneno para ratos, o uso de estricnina é hoje proibido em diversos países por ser um produto altamente tóxico e prejudicial para outros animais e às pessoas.

2. Oleandro

Bastante cultivada no Brasil a planta é conhecida como uma das mais tóxicas, uma folha é suficiente para matar uma pessoa adulta. Os sintomas de intoxicação envolvem náuseas, diarreia, vômitos, vertigem, irritação da boca e, eventualmente, coma.

1. Sarin

A toxina que entra em ação em estado gasoso, pode causar insuficiência respiratória fazendo com que a vítima perca o controle do próprio corpo que tem fortes espasmos até a morte. Está classificado como arma de destruição em massa e a sua produção e armazenamento foram proibidos em 1993