Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Datafolha traz Lula com 50% dos votos válidos e próximo da vitória no 1° turno

Última atualização 29/09/2022 | 18:38

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está bem próximo de ser eleito o próximo presidente da República já no primeiro turno das eleições 2022, que acontece no próximo dia 2 de outubro. É o que indica a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 29. Nela, Lula aparece com 50% das intenções de voto, se considerados apenas os válidos, ou seja, quando se descartam brancos e nulos. Neste cenário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%.

O levantamento foi feito entre a terça-feira, 27, e a quinta-feira, 29, com 6,8 mil pessoas de 332 municípios brasileiros. Encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi registrada no TSE sob o número BR-09479/2022.

Em relação aos votos totais, no cenário estimulado – onde os entrevistados recebem cartela com os nomes dos candidatos, Lula tem 48% das intenções de voto, frente a 34% de Bolsonaro. Ambos oscilaram um ponto percentual para cima na comparação com a pesquisa Datafolha anterior.

Divulgada no dia 22 de setembro, ela mostrava crescimento de 2% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que alcançava, então, 47% das intenções de voto. Ele sustentava a liderança na corrida presencial contra Jair Bolsonaro, que tinha 33% da preferência dos entrevistados.

Outros candidatos

Ainda de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 29, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6% da preferência do eleitorado. Ele oscilou um ponto percentual para baixo na comparação com o levantamento anterior. A senadora Simone Tebet (MDB) manteve os 5% e a também senadora Soraya Thronicke (União Brasil) baixou de 2% para 1%.

Segundo turno

Em eventual segundo turno nas eleições 2022, Lula sairia vitorioso diante te Bolsonaro. O ex-presidente soma 54% das intenções de voto diante de 39% do atual. Assim, está mantida a diferença de 15% observada na rodada anterior da pesquisa Datafolha.