Press "Enter" to skip to content

Empresas entram em recuperação judicial ou vão a falência em 2023; confira lista

Última atualização 29/12/2023 | 17:15

Algumas marcas entraram em recuperação judicial ou vieram à falência no mercado brasileiro em 2023. Uma das situações preocupantes é a da Americanas, que havia anunciado rombo bilionário logo no começo do ano. 

A renomada varejista disse que identificou “inconsistências em lançamentos contábeis” no balanço que chega a R$ 20 bilhões de reais.

Segundo dados divulgados pela RGF consultoria, até o terceiro trimestre eram 3.872 companhias em recuperação judicial. Entre os nomes destacados na lista, além da Americanas encontram-se Light, Grupo M5 e Grupo Petrópolis. 

Vale ressaltar que outras empresas como a livraria Saraiva e a livraria Cultura decretaram falência pela Justiça e a segunda chegou a conseguir uma decisão para retardar o processo. 

Confira alguns casos presentes na lista

Oi

Em 1° de março, a empresa de telefonia móvel entrou com um novo pedido de recuperação judicial. A situação não era novidade, uma vez que a empresa já havia passado por um processo similar com duração de seis anos para ser finalizado.

SouthRock

Empresa responsável pelas atividades do Starbucks e Eataly no Brasil, a South Rock entrou com pedido de recuperação judicial em 31 de outubro por uma dívida de R$1,8 bilhão, segundo informações da companhia, que alegou estar passando por instabilidade no país. 

123 Milhas 

Anteriormente a  agencia de Viagens 123 milhãs havia suspendido pacotes e a emissão de passagens da linha promocional no mês de agosto, no mesmo mês a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial. Segundo a Agencia, fatores internos e externos motivaram a decisão, os resultados já não conseguiram ser atingidos com o pacote em meio a alta nos preços das passagens no pós-pandemia.