Press "Enter" to skip to content

5 curiosidades sobre o grande ídolo da Fórmula 1, Ayrton Senna

Última atualização 21/03/2022 | 17:17

Nesta segunda-feira (21) o lendário Ayrton Senna completária 62 anos. Senna é conhecido mundialmente por suas conquistas nas pistas como tricampeão de Formula 1 e também por seu grande legado fora das pistas.

Ele se destacou por suas vitórias, recordes e principalmente, por sua determinação, garra e superação. Após 27 anos da morte do ídolo mundial, ele continua sendo lembrando ao redor do mundo, e por isso, a lista a seguir irá mostrar algumas curiosidades sobre o brasileiro.

1 – Senna é considerado o rei de Mônaco até hoje

Ayrton foi o único piloto brasileiro a ter vencido uma prova em Mônaco, mas Senna fez muito mais do que isso no circuito que é um dos mais tradicionais da Fórmula 1. O piloto brasileiro conquistou seis vitórias no Principado. Até hoje ele é o maior vencedor da prova. Foi no GP de Mônaco que Senna conquistou o primeiro pódio de sua carreira, em 1984.

2 –  Ayrton usava as cores do Brasil no seu capacete

Em 1978, quando foi disputar o Campeonato Mundial de Kart, na Europa, as regras da competição exigiam que os capacetes dos pilotos tivessem as cores do país de origem do participante. Ele decidiu manter a tradição na F-1.

3 – Expert em corridas na chuva

Com vitórias históricas conquistadas sob forte chuva, Senna ficou conhecido por se destacar nas pistas molhadas. O que poucos sabem é que isso foi fruto de uma derrota: em sua primeira prova de kart sob chuva, Senna foi muito mal e decidiu treinar muito desde então para corrigir esse defeito. As duas primeiras vitórias de Senna na Fórmula 1 foram conquistadas embaixo de água.

4 – Primeira vitória da Carreira

A primeira corrida vencida por Senna na Fórmula 1 foi em 21 de abril de 1985, no GP de Portugal. Dirigindo a famosa Lótus número 12, essa era a segunda corrida da temporada, na qual Ayrton tinha o italiano Elio De Angelis como companheiro de equipe. Senna largou na pole position e teve seu caminho facilitado por um acidente envolvendo Alain Prost logo no começo da corrida.

5 – Recordes

Em sua carreira, Senna foi um obstinado colecionador de recordes, em uma trajetória que foi infelizmente interrompida pelo acidente de 1994. Com isso, obviamente algumas de suas marcas foram superadas por pilotos como Michael Schumacher e Lewis Hamilton. No entanto, seus números seguem impressionantes: é o maior vencedor (41 vitórias) e tem o maior número de pole-positions (46) pela McLaren. Por fim, já cravou 19 vezes a volta mais rápida e conquistou 80 pódios, tendo vencido 19 vezes de ponta a ponta.