Press "Enter" to skip to content

6 erros culturais que você nunca deve cometer

Conhecer novas culturas pode ser enriquecedor para muitas pessoas – mas viajar sem conhecer a fundo algumas questões culturais pode acarretar em momentos embaraçosos durante a viagem. O blog da Oyster, site de viagens que avalia hotéis pelo mundo todo, compilou uma lista com seis erros culturais que devem ser evitados em determinados países. Antes de desembarcar em um novo destino, fique atento às crenças e costumes locais que não devem ser desrespeitados. Confira abaixo seis deslizes que devem ser evitados:

 

1 – Não levante o braço para acenar na Grécia

Em muitos países do Ocidente, acenar é um gesto amigável e que dificilmente pode ser interpretado de uma forma negativa. Na Grécia, porém, o gesto é considerado um insulto. Conhecido como ‘mountza’, o ato de levantar o braço e acenar com a mão significa um grosseiro ‘vá se danar’.

 

 2 – Não assoe o nariz à mesa na China

O gesto não é bem-vindo em muitos países do mundo, mas na China assoar o nariz em público é uma das principais gafes que o turista pode cometer, uma vez que os chineses consideram a atitude como muito repugnante. Não importa se é gripe, se é crise alérgica, se é rinite, o esperado é que a pessoa assoe seu nariz apenas no banheiro

 

3 – Não cumprimente alguém sob o batente da porta na Rússia

Apertar as mãos é um gesto de saudação em muitas partes do mundo, mas na Rússia existe uma superstição de que cumprimentar alguém dessa maneira sob o batente de uma porta dá azar.

 

4 – Não peça uma ‘Irish Car Bomb’ em um pub irlandês

O ‘Irish Car Bomb’ é um drink que combina três bebidas irlandesas: cerveja Guinness, uísque Jameson e licor Bailey´s. A bebida é muito conhecida em vários países, mas se pedida em um pub irlandês provavelmente pode ser mal interpretada pelos funcionários do bar. Na Irlanda, o pedido pode ser associado ao terrorismo. É quase como pedir um ‘11 de setembro’ nos Estados Unidos.

 

5 – Nunca aceite nada com a mão esquerda no Oriente Médio

Em muitos países do Oriente Médio e nações com grandes populações hinduístas, como a Índia, Malásia e Singapura, a mão esquerda é considerada a ‘mão do banheiro’ – aquela que é usada para higiene pessoal em uma ida ao banheiro. Aceitar alimentos, principalmente em locais sagrados como templos, com a mão esquerda pode ser considerado um ato desrespeitoso.

 

6 – Não entre calçado em casas de países asiáticos

Remover os sapatos antes de entrar na casa de alguém é um sinal de respeito nos países asiáticos. Em alguns países, camas e mesas de refeições são baixas, o que exige maior rigor na limpeza do chão. Na Tailândia, por exemplo, os turistas são convidados a tirar os sapatos antes de entrar em várias lojas.