Press "Enter" to skip to content

10 melhores documentários sobre arte

Última atualização 02/12/2020 | 16:12

Por: Geisa Peixoto

Música, pintura, escultura, cinema, dança e outros, são formas de representação da arte. Na arte, podemos expressar emoções, nossa história e nossa cultura. Além de traduzir experiências de vida, a arte também serve como forma de comunicação.

Pensando nisso, separei 10 documentários para você que aprecia a arte e sua história e para você também, que deseja conhecer um mundo cheio de cores, formas e possibilidades. Pegue a sua caneca com chocolate quente e venha mergulhar nesse mundo de criatividade.

10. Cidade cinza

Quando uma lei municipal determina a remoção de um mural de grafite em São Paulo, artistas e moradores se unem para protestar e recriar a obra.

9. Abstract

Entre nas mentes dos designers mais inovadores em uma variedade de disciplinas e aprenda como o design impacta todos os aspectos da vida.

8. Eu sou Sun Mu

Um propagandista norte-coreano que fugiu para Seul, agora cria arte satírica sobre o regime de Kim Jong Il e lida com as repercussões de sua deserção.

7. Tales by Light

Siga fotógrafos renomados enquanto eles exploram locais distantes, capturando imagens extraordinárias que apresentam a natureza e a cultura sob uma nova luz.

6. Escada para o céu: A arte de Cai Guo-Qiang

Conhecido por suas espetaculares exibições pirotécnicas, o chinês Cai Guo-Qiang cria seu projeto mais ambicioso. Esse é um daqueles documentários sobre arte que tiram o fôlego.

5. Laerte-se

Depois de viver como homem por quase 60 anos, Laerte Coutinho, uma das cartunistas mais brilhantes do Brasil, se apresenta ao mundo como mulher.

4. O sal da terra

Indicado como um dos melhores documentários no Oscar de 2015, “O sal da Terra” conta a história de Sebastião Salgado, ícone da fotografia brasileira. A narrativa é guiada pelo olhar de dois diretores, Juliano Salgado, filho de Sebastião, e o alemão Wim Wenders.

3. Saving Banksy

Banksy é um artista de rua, que intervém em cidades de todo o mundo. Ninguém sabe sua identidade, embora tenha um boato que ele é Robert del Naja, o líder da banda Massive Attack. O documentário Saving Banksy não diz isso, mas diz que ele é britânico, nascido em Bristol, em 1975 e que ele não atua sozinho.

2. Todo cambia

O documentário “Todo cambia” mergulha na história da escola de arte mais famosa de Cuba, fundada por Fidel Castro para promover a cultura do país. Diversos artistas formados pela instituição dão depoimentos de como essa vivência impactou suas vidas profissionais e pessoais.

1. Eco da Montanha

Acompanhe a vida e o trabalho de Santos de la Torre, um artista huichol que vive no anonimato mesmo depois de criar o mural de uma estação de metrô de Paris.

A câmera de Echevarría segue o processo de Santos de la Torre e sua família ajudando-o na elaboração de um novo mural que ilustra a história, mitologia e práticas religiosas do povo huichol e também sua peregrinação a Wirikuta, o lugar sagrado para onde ele vai pedir permissão a seus deuses para criar seu novo trabalho.

 

Ei, se você escolheu um e gostou, conta aqui pra gente!